Qual o farmaco mais indicado para o tratamento da febre maculosa?

Qual o fármaco mais indicado para o tratamento da febre maculosa?

Para a comunidade médica e acadêmica, a doxiciclina é o fármaco de primeira escolha para tratamento de casos de febre maculosa (independentemente da faixa etária), enquanto o cloranfenicol é a segunda opção terapêutica 5-16.

Onde surgiu a febre maculosa?

História. A febre maculosa foi reconhecida inicialmente em 1896 no vale do rio Snake no estado americano de Idaho, e originalmente foi denominada “sarampo preto” (“black measles”) por causa do exantema característico. Era uma doença assustadora e frequentemente fatal que afetava centenas de pessoas nesta área.

Qual exame faz para febre maculosa?

O diagnóstico da febre maculosa é geralmente realizado a partir do teste sorológico, mais especificamente pela reação de imunofluorescência indireta. O diagnóstico sorológico permite identificar a presença de anticorpos anti-Rickettsia no sangue do paciente.

LEIA TAMBÉM:   Qual e melhor Doom ou Doom Eternal?

Qual o sinal clínico mais importante da febre maculosa?

Embora seja o sinal clínico mais importante, o exantema pode estar ausente, o que pode dificultar e/ou retardar o diagnóstico e o tratamento, determinando uma maior letalidade. Nos casos graves, o exantema vai se transformando em petequial e, depois, em hemorrágico, constituído principalmente por equimoses ou sufusões.

Quais as principais espécies de carrapatos envolvidos na transmissão da febre maculosa?

No Brasil, os carrapatos da espécie Amblyomma cajennense são os principais vetores da R. rickettsii causadora da Febre Maculosa Brasileira.

Quando a febre maculosa foi descoberta?

A febre maculosa, inicialmente denominada febre maculosa das Montanhas Rochosas, foi identificada pela primeira vez no Estado de Idaho, nos Estados Unidos, no final do século XIX (1, 2).

Porque a febre maculosa apresenta difícil diagnóstico?

Manifestações Clínicas. A doença pode ser de difícil diagnóstico, sobretudo em sua fase inicial, mesmo entre profissionais bastante experientes. Por ser doença multissistêmica, a febre maculosa pode apresentar um curso clínico variável, desde quadros clássicos a formas atípicas sem exantema.

Como a febre maculosa age no organismo?

Sintomas da febre maculosa Quando a bactéria cai na circulação causa vasculite, isto é, lesa a camada interna dos vasos (endotélio). Os primeiros sintomas aparecem de dois a 14 dias depois da picada. Na imensa maioria dos casos, sete dias depois.

Qual o ciclo da febre maculosa?

Ciclo Biológico: as fêmeas após fecundadas e ingurgitadas desprendem-se do hospedeiro, caindo no solo para realizar postura única em torno de 5.000 a 8.000 ovos antes de morrerem. Após período de incubação (30 dias à temperatura de 25ºC) ocorre a eclosão dos ovos e nascimento das ninfas hexápodes (larvas).

Como a doxiciclina trata o acne?

Acne. A doxiciclina trata acne, diminuindo a população de uma bactéria da pele conhecida como a Propionibacterium acnes. Uma dose de 40 mg por dia (20 mg a cada 12 horas) foi testada contra um placebo durante um curso de 6 meses em 40 pessoas com acne facial moderada.

Qual o nível de pico da doxiciclina?

Após a dosagem, a doxiciclina mantém um nível médio de pico sérico em 2,6 mcg / mL em 2 horas, com uma diminuição de 1,45 mcg / mL em um período de 24 horas. A doxiciclina funciona inibindo a síntese de proteínas de micróbios e pode matar as bactérias completamente.

LEIA TAMBÉM:   Qual a parte do frango que tem menos gordura?

Como é administrada a doxiciclina?

Ela pode ser usada para tratar infecções respiratórias do trato, cólera, infecções de oftalmológicas, antraz, o carbúnculo, e determinados infecções quando a penicilina é contraindicada. A doxiciclina é administrada de forma diferente a partir de outros medicamentos de tetraciclina.

Qual o efeito colateral da doxiciclina?

O efeito colateral mais comum é a irritação esofágica e a ulceração, então adequar os líquidos é necessário quando tomar os medicamentos. A duração do tratamento varia dependendo da doença a ser tratada. Após a administração oral, a doxiciclina é absorvida pelo corpo.