O que causa a destruicao dos corais?

O que causa a destruição dos corais?

O branqueamento de corais é um problema ecológico grave relacionado principalmente com o aumento da temperatura da água dos oceanos. Isso acontece em razão da expulsão das algas zooxantelas ou por causa da perda do pigmento dessas algas, que vivem em associação mutualística com o coral.

Quais os possíveis efeitos do aquecimento global sobre os recifes de coral e quais seriam as consequências desses efeitos para nós seres humanos?

A estimativa dos pesquisadores é de que o aumento nas temperaturas ocasione a perda de 38\% dos corais em todo o mundo, isso seria equivalente a 12 mil quilômetros de recifes afetados. O fenômeno de branqueamento em massa é causado pelo aquecimento do oceano.

LEIA TAMBÉM:   Onde e melhor para se morar no Brasil ou em Portugal?

O que é o branqueamento dos corais e o que o causa?

O evento de branqueamento dos corais é causado principalmente pelo aumento da temperatura da água, seja por eventos sazonais ou pelo aquecimento global. No entanto, esse processo também pode ser resultado de outros fatores, como grande incidência de luz ultravioleta, sedimentação excessiva, poluição e salinidade.

Quais os impactos desse branqueamento para os corais?

É provável que os corais branqueados reduzam as taxas de crescimento, diminuam a capacidade reprodutiva, aumentem a suscetibilidade a doenças e elevem as taxas de mortalidade. Mudanças na composição da comunidade de corais podem ocorrer quando espécies mais suscetíveis são mortas por eventos de branqueamento.

Qual problema a extinção dos corais pode causar para o homem?

E isso causa o processo de branqueamento do coral – e a morte dele. Os recifes de corais fornecem abrigo e comida para vários organismos, que formam uma complexa cadeia alimentar. Os seres humanos também vão sofrer as consequências do processo de branqueamento de corais.

Quais as causas e efeitos do aquecimento global?

A principal relação é com a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta. Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.