Quais sao os niveis de tensao padronizados no Brasil?

Quais são os níveis de tensão padronizados no Brasil?

As tensões usuais de transmissão adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV até 765 kV incluindo neste intervalo as tensões de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV.

Qual a corrente mais perigosa?

As correntes de baixa frequência (de 50 a 60 hertz) utilizadas nos Estados Unidos, são mais perigosas que correntes de alta- frequência e 3 a 5 vezes mais perigosas que uma corrente contínua de mesma tensão e intensidade.

Por que a energia elétrica é transmitida em alta tensão e baixa corrente?

Outros benefícios ao se transmitir energia em alta tensão (baixa corrente): menor queda de tensão (menor produto R.I) e menor vibração (menor corrente significa menos carga pela seção por segundo). O aumento da tensão causa aumento no campo elétrico em volta dos condutores, o que intensifica a corona.

LEIA TAMBÉM:   Quais os principais impactos causados pela reestruturacao produtiva?

Quais os níveis de tensão?

Os níveis de tensão encontrados no Brasil são 115 volts, 127 volts, 220 volts, 230 volts, 240 volts, 254 volts, 380 volts e 440 volts. Quando encontramos a informação, por exemplo, de 220/380 volts, deve-se concluir que 380 volts equivalem à tensão de linha, enquanto 220 Volts referem-se à tensão de fase.

Quais são as correntes marítimas que atuam no Brasil?

O Brasil recebe influência de três correntes marítimas em seu litoral, a Corrente do Brasil e das Guianas (quente) e a corrente das Falklands (fria), originada próximo ao polo Sul, banha uma pequena área no litoral sul do Brasil.

Qual é mais perigoso tensão ou corrente?

O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica (eletricidade). Quanto maior a tensão a que uma pessoa é submetida, maior a corrente elétrica que vai passar por ela. Assim, por exemplo, um choque em 220 volts é potencialmente mais perigoso que em 110 volts.

O que é mais perigoso tensão ou corrente?

LEIA TAMBÉM:   E facil ter um hamster?

O professor esclarece que a baixa tensão pode ser mais perigosa até mesmo que a alta. “O que mata pessoas é a corrente elétrica em ampères e não a voltagem em volts. Nesse caso, não resulta em morte porque a corrente elétrica em ampères é baixa e o choque dura pouco tempo, conforme o professor.