Quais os principais impactos causados pela reestruturacao produtiva?

Quais os principais impactos causados pela reestruturação produtiva?

Entre as mudanças processadas via reestruturação produtiva no PIM, salienta-se maior utilização de mão-de-obra terceirizada principalmente a partir da década de 90, alta rotatividade, precarização das condições de trabalho, redução dos gastos com salários, benefícios etc.

Como acontece a precarização do trabalho no neoliberalismo?

A precarização do trabalho, justificada pela constante crise econômica, resultou, conforme esperado, em aumento do desemprego, da informalidade e da desigualdade social no país. Em cenário de pandemia, observa-se a continuidade do brutal modelo econômico, escancarando suas nefastas intenções.

O que foi a reestruturação produtiva e quais foram as suas consequências para a classe trabalhadora?

A reestruturação produtiva é o processo de consolidação do modelo flexível do trabalho industrial. Graças à robótica, à nanotecnologia e a várias outras técnicas, o processo produtivo tornou-se mais dinâmico, de modo que uma mesma pessoa agora é capaz de realizar a mesma função de dezenas de trabalhadores.

LEIA TAMBÉM:   Como calcular o equilibrio da renda?

Quais os impactos sociais que a reestruturação produtiva ocorrida a partir dos anos 1970?

A modernização e a flexibilização do trabalho passaram a ser a lógica com a reestruturação produtiva. A reestruturação produtiva emergiu a partir da década de 1970, em função da grande crise do capitalismo e da derrocada do paradigma fordismo/taylorismo em meio ao processo de produção e acumulação industrial.

Como são as relações de trabalho no neoliberalismo?

Nesse sentido, o neoliberalismo defende um Estado minimizado em relação aos direitos sociais e trabalhistas e, ao mesmo tempo, passivo em relação aos lucros dos capitalistas e aos interesses do mercado25.

Como acontece a precarização do trabalho?

Refere-se ao surgimento de novas formas de trabalho a partir de um processo de mudanças estruturais no capitalismo, que procura garantir competitividade às empresas por meio da flexibilização das relações de trabalho.

Quais as principais mudanças dos anos 1990 na reestruturação produtiva no Brasil?

As respostas dadas pelo capital diante da crise foram o neoliberalismo e a reestruturação produtiva, acarretando profundas mutações para o trabalho, como: o desemprego estrutural, a precarização do trabalho, etc. No Brasil, as mudanças se intensificaram a partir dos anos 90, com a adoção do receituário neoliberal.