Por que comemoramos o Dia Nacional da Alfabetizacao?

Por que comemoramos o Dia Nacional da Alfabetização?

O Dia Nacional da Alfabetização é uma data comemorativa celebrada anualmente em 14 de novembro. Essa data foi criada em 1966, em homenagem ao decreto que fundou o Ministério da Educação, em 1930. A alfabetização é item fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade e o combate às desigualdades sociais.

Qual o dia da alfabetização?

14 de novembro
O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado em 14 de novembro. A data, instituída em 1966, é importante para a discussão de um grave problema nacional: o analfabetismo.

Qual a situação atual da alfabetização no Brasil?

A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8\%, em 2018, para 6,6\%, em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada hoje (15). Apesar da queda, que representa cerca de 200 mil pessoas, o Brasil tem ainda 11 milhões de analfabetos.

LEIA TAMBÉM:   Quantos anos Azpilicueta tem no Chelsea?

O que aconteceu no Dia 08 de setembro?

O Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, comemorado no dia 8 de setembro, é uma data comemorativa tipicamente curitibana.

O que aconteceu no dia 08 de setembro?

Como está a alfabetização no Brasil?

Pesquisa divulgada este ano pelo Unicef mostra que o número de crianças e adolescentes sem acesso à educação no Brasil saltou de 1,1 milhão em 2019 para 5,1 milhões em 2020. Desses, 41\% têm entre 6 e 10 anos, faixa etária em que ocorre a alfabetização.

O que se comemora hoje Dia 8 de setembro?

8 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização.

Como está a Alfabetização no Brasil?

Atualmente, 77,8\% dos alunos do terceiro ano estão em nível adequado de leitura, 65,5\% estão em nível adequado de escrita e apenas 42,9\% tiveram aprendizagem adequada em matemática, sendo que um quarto dos alunos está no nível mais básico nos números, ou seja, com baixo numeramento.

Quando começou a Alfabetização no Brasil?

1554
Uma breve história sobre a alfabetização no Brasil Os primeiros registros sobre a educação brasileira datam de 1554, a época dos jesuítas e do período colonial. Em 1759, quando os padres foram expulsos do país, suas escolas tinham matriculado menos de 0,1\% da população [5].