O que e fratura do esterno?

O que é fratura do esterno?

Decorrente da compressão ântero-posterior do tórax pode estar associada à contusão cardíaca. O principal mecanismo é a batida do tórax sobre o volante do automóvel, nos acidentes automobilísticos (o uso do cinto de segurança faz diminuir intensamente o risco dessa fratura).

Como saber se fraturei o esterno?

Os sintomas mais comuns em uma fratura de costela incluem:

  1. Dor no tórax, que piora com a respiração ou palpação do tórax;
  2. Dificuldade respiratória;
  3. Hematomas no tórax;
  4. Deformidade nos arcos costais;
  5. Sons de creptação durante a palpação do tórax;
  6. A dor piora ao tentar torcer o tronco.

Tem como quebrar o osso esterno?

A fratura de esterno corresponde a 0,5\% das fraturas pós-trauma, sendo que 70\% delas ocorrem no corpo e apresenta traço transverso, enquanto apenas 17,6\% ocorrem na junção manúbrio-esternal10.

O que é manúbrio do esterno?

O manúbrio constitui a parte superior do osso esterno e se une ao corpo deste no chamado ângulo infraesternal, que é uma crista transversa saliente, facilmente palpável e ponto de referência importante, pois marca o ponto de junção do esterno com a segunda costela (através da cartilagem costal) e, assim, permite a …

LEIA TAMBÉM:   O que e PFL luta?

Como tratar dor no esterno?

As recomendações iniciais para tratar a dor da costocondrite consistem em fazer repouso, aplicar uma compressa quente na região e evitar movimentos que possam piorar a dor, como levantar objetos pesados ou praticar esportes de impacto.

Quais são as partes do osso esterno?

O osso é dividido em três partes: O manúbrio. O corpo do esterno. O processo xifoide.

Quais são as regiões do esterno?

O esterno é um osso chato com o formato da letra “T” em caixa alta, localizado na parte anterior do tórax. É composto por três partes: o manúbrio, o corpo e a apêndice xifóideportuguês, ou o processo xifóidebrasileiro.