O que significa a sigla DPO?

O que significa a sigla DPO?

O documento está em vigor na Europa desde 2018 e estabelece, entre outros aspectos, a figura do Encarregado de Proteção de Dados (Data Protection Officer – DPO). Por isso, a norma exige que determinadas instituições que recolhem, processam ou armazenam esse tipo de informação em larga escala tenham um DPO.

O quê DPO na LGPD?

O encarregado pelo tratamento de dados pessoais, internacionalmente conhecido como Data Protection Officer (DPO), possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Quem pode ser o DPO?

Quem pode ser DPO/Encarregados de Dados? Conforme Art. 5º inciso VIII – encarregado: pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se tomar 5 comprimidos de sulfato ferroso?

O que faz o DPO na LGPD?

Quem pode ser o DPO na LGPD?

Quem deve ser o DPO LGPD?

Quem pode ser o DPO? Após mudança na LGPD, o DPO passou a poder ser tanto pessoa física como jurídica, interna ou externa da organização (DPO as service). Ao contrário da GDPR, a LGPD não exige que o DPO comprove que tenha conhecimento jurídico ou regulatório sobre proteção de dados.

O que precisa para ser um DPO?

O QUE É PRECISO PARA VOCÊ SE TORNAR UM DPO? PRECISA DE ALGUMA CERTIFICAÇÃO? A primeira redação da lei previa formação jurídica para o cargo, mas essa ideia não tem mais validade, por isso, qualquer profissional que tenha conhecimento nesta área de privacidade e proteção de dados poderá atuar como DPO.

Quem é DPO na LGPD?

Quem pode ser o encarregado LGPD?

Segundo a ANPD, o encarregado pode ser tanto um funcionário da empresa quanto um terceiro, inclusive uma pessoa jurídica, o importante é que o indicado possua conhecimento mínimo sobre o tema, bem como liberdade para exercer as suas atribuições.