O que significa a sigla CST?

O que significa a sigla CST?

Tabela – Código de Situação Tributária (CST)

Qual o CST de substituição tributária?

Na Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 ou na Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e), modelo 65, o CST é composto pelo identificador da origem mais 2 números….CST – Tributação do ICMS.

CST Descrição
60 ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária
70 Com redução da BC e cobrança do ICMS por substituição tributária
90 Outras

O que é CST 200 na Nota Fiscal?

CST é a sigla para Código de Situação Tributária. Esse código deve ser incluído na emissão da nota fiscal e serve para identificar a procedência do produto. Ou seja, o CST mostra se a mercadoria foi produzido no Brasil ou veio do exterior.

LEIA TAMBÉM:   Quem e CLT pode abrir empresa?

Onde fica o CST na Nota Fiscal eletrônica?

A Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, contém no quadro “Dados do Produto” coluna própria para indicação do CST, que é composto de três dígitos, na forma ABB. O primeiro dígito indica a origem da mercadoria ou serviço, com base na Tabela A.

Como saber a situação tributária de um produto?

O código da situação tributária será composto de três dígitos, onde o 1° dígito indicará a origem da mercadoria, com base na Tabela A e os dois últimos dígitos a tributação pelo ICMS, IPI, PIS e COFINS, com base na Tabela B.

O que é o CST 300?

300 Imune – Classificam-se neste código as operações praticadas por optantes pelo Simples Nacional contempladas com imunidade do ICMS. OBS: Para toda operação que não entra como base para recolhimento do Simples, e não tem envolvimento de dinheiro, ou crédito.

Quando o CST e 200?

Tabela – Código de Situação Tributária (CST)

Tributação pelo ICMS Código de Situação Tributária (CST)
Tributada integralmente 000 200
Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária 010 210
Com redução de base de cálculo 020 220
Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária 030 230
LEIA TAMBÉM:   Quem tem direito a prestacao social para a inclusao?

O que é CST 060 na Nota Fiscal?

A indicação de CST 60 e CFOP 5405 significa que o produto é tributado e sujeito a substituição tributária e que o ICMS ST já foi retido anteriormente. Ou seja, seu distribuidor quando adquiriu o produto teve a retenção do ICMS ST (que é um custo) e ao revender para sua empresa, repassa esse ICMS ST no preço de venda.

Qual a função do CST?

Além disso, permite que os órgãos de fiscalização nacional identifiquem mais facilmente a origem dos produtos que estão sendo comercializados. Outra função do CST é definir, conforme cada produto, sua maneira de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), um dos mais importantes ao nível nacional.

Qual a sigla do CST?

CST é a sigla para Código de Situação Tributária. Esse código deve ser incluído na emissão da nota fiscal e serve para identificar a procedência do produto. Ou seja, o CST mostra se a mercadoria foi produzido no Brasil ou veio do exterior.

LEIA TAMBÉM:   Como usar o acesso remoto do Google?

Qual a diferença entre o CST e o csosn?

Ambos os códigos têm a mesma finalidade, sinalizar a origem e forma de tributação da mercadoria, mas há uma diferença bastante importante entre eles. O CST deve ser utilizado por empresas que optam pelo Regime Normal de Tributação. Por outro lado, o CSOSN é utilizado apenas pelas empresas que optam pelo Regime Simples Nacional.

Por que os códigos de CST precisam ser analisados?

Os códigos de CST, precisam ser analisados caso a caso, há produtos que são isentos, imunes ou não tributados de ICMS dentro do DAS (Declaração de Arrecadação do Simples Nacional), mas podem ser tributados normalmente no regime RPA (Autônomo), salvo os que são substituição tributaria que possuem CST específicos.