O que sao as praticas educativas em espacos Nao-escolares?

O que são as práticas educativas em espaços Não-escolares?

A prática pedagógica em espaços não escolares, neste estudo, tem sido compreendida através de Veiga (1992) como uma prática social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos, e inserida no contexto da prática social.

Quando surgiu a educação não formal no Brasil?

Para Santos (2006), a Educação não-formal no Brasil teve origem a partir dos anos 90, em decorrência das mudanças na economia, na sociedade e no mundo do trabalho. O crescimento do Terceiro Setor surgiu como alternativa entre o Estado e as populações e como espaços de novas vivências sociais e políticas.

O que é educação não formal escolha uma?

A educação não formal pode ser definida como aquela que ocorre fora do sistema tradicional de ensino. Ela é feita de maneira organizada, mas os resultados da aprendizagem não são analisados formalmente.

LEIA TAMBÉM:   O que significa cx 2?

Quais os desafios das práticas educativas em ambientes não escolares?

Uma Educação não formal em ambientes diversos, precisa promover novas formas de aprendizagem, estabelecer uma relação com a comunidade e a cidade em que está inserida, tornando a aprendizagem dos sujeitos de fato significativa. Lança-se assim o desafio de educar-se na, com e para a cidade.

Qual o papel do pedagogo em ambientes não escolares?

É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.

Qual a importância da educação informal?

A educação informal socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que se frequenta ou que pertence por herança, desde o nascimento Trata-se do processo de socialização dos indivíduos (GOHN, 2006b, p. 7).

LEIA TAMBÉM:   Como fazer a Voz do cliente?

Quando surgiu a educação não formal?

O termo educação não-formal apareceu no final da década de sessenta. Neste período surgem discussões pedagógicas, vários estudos sobre a crise na educação, as críticas radicais a instituição escolar, a formulação de novos conceitos e seus paradigmas.

Quando surgiu a educação formal?

A educação formal surgiu diferenciando-se progressivamente da educação primitiva, na medida em que a sociedade tornava-se mais complexa. Passou-se a ter local específico para se aprender, os conteúdos especializaram-se e os professores e alunos tiveram papéis mais definidos, isto é mais específicos.

Quais são os tipos de educação não formal?

A educação não formal acontece em formações oferecidas por ONGs, treinamentos e capacitações profissionais, cursos livres, programas educacionais para jovens (formação de liderança), programas de intercâmbio, workshops de desenvolvimento pessoal, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O que é a educação não formal?

De acordo com Libâneo (2002), podemos entender que a educação não-formal refere-se às organizações políticas, profissionais, científicas, culturais, agências formativas para grupos sociais, educação cívica, etc., com atividades de caráter intencional.