O que e uma ceratoconjuntivite?

O que é uma ceratoconjuntivite?

A ceratoconjuntivite seca é a secura da conjuntiva (membrana que reveste a pálpebra e cobre o branco do olho) e da córnea (camada transparente na frente da íris e da pupila). São produzidas bem poucas lágrimas, ou as lágrimas podem evaporar muito rápido.

O que é Flictenulose?

(ConjuntiviteFlictenular, Flictenulose) A ceratoconjuntivite flictenular, uma reação de hipersensibilidade da córnea e da conjuntiva a antígenos bacterianos, é caracterizada por discretas áreas nodulares na córnea periférica ou inflamação conjuntival.

Como tratar a ceratoconjuntivite?

O tratamento para ceratoconjuntivite normalmente é iniciado com o uso de colírios hidratantes, como Lacrima Plus, Lacril ou Dunason, e colírios anti-histamínicos ou com corticoide, como o Decadron, que permitem aliviar bastante a vermelhidão e todos os sintomas associados à inflamação do olho.

O que é ceratoconjuntivite epidêmica?

A ceratoconjuntivite epidêmica (também conhecida como conjuntivite viral) é uma infecção do olho, causada por vírus, altamente contagiosa. Os sintomas podem durar duas semanas ou mais e, muitas vezes, é causada por um adenovírus e não há tratamento específico.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o horario noturno de trabalho?

O que causa a conjuntivite viral?

A conjuntivite viral é uma infecção da conjuntiva aguda altamente contagiosa geralmente causada por adenovírus. Os sintomas oculares incluem dor, irritação, fotofobia e secreção aquosa. O diagnóstico é clínico; às vezes, culturas virais ou testes imunodiagnósticos são indicados.

Qual é a diferença entre conjuntivite viral e bacteriana?

Mas há diferenças:

  • A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo;
  • A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.