Como consultar se tenho que declarar Imposto de Renda?

Como consultar se tenho que declarar Imposto de Renda?

Para fazer a consulta da situação do seu IR, o contribuinte precisa estar cadastrado no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e possuir um código de acesso. A seguir, mostramos como fazer o acesso ao portal e verificar a declaração do imposto.

Porque a pessoa tem que pagar Imposto de Renda?

De modo bem simples, o Imposto de Renda é uma espécie de tributo federal cuja função é arrecadar dinheiro sobre os ganhos das pessoas, sejam elas físicas (IRPF – Imposto sobre Renda de Pessoas Físicas) ou jurídicas (IRPJ – Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas).

Como funciona o pagamento do imposto de renda?

Como funciona o pagamento do Imposto de Renda? Com a prestação de contas feita pela declaração anual, você consegue saber se já pagou tudo que precisava pagar. Caso, você tenha pago valor a mais, a Receita devolve o dinheiro, é o que se chama restituição do Imposto de Renda.

Por que é cobrado o imposto de renda?

LEIA TAMBÉM:   O que fazer com atestado multiusos?

Por que é cobrado? A explicação para o pagamento do Imposto de Renda é de cunho social. A ideia é que a parcela da população com rendimentos maiores contribuem mais para o governo, a fim de gerar dinheiro para melhorias na qualidade de vida de toda população. Para onde vai esse dinheiro?

Qual é o tributo federal sobre a renda?

Ele é um tributo federal – como diz o nome – sobre a renda. Ou seja, sobre o que você ganha. E ainda acompanha a sua evolução patrimonial. Para fazer esse acompanhamento, o governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais. Ao longo do ano, você ganha e gasta dinheiro.

Como consultar o extrato do imposto de renda?

O novo Extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física permite que o contribuinte, dentre outras coisas: Identifique e parcele eventuais débitos em atraso. Para consultar o extrato, é necessária a utilização de código de acesso ou certificado digital. (Em “Declaração IRPF”, no título “Serviços”, selecione “Extrato” ou “Pendência”.)