Tem Boto-Cor-de-Rosa no Brasil?

Tem Boto-Cor-de-Rosa no Brasil?

O boto-cor-de-rosa é um dos seres do folclore brasileiro, sendo sua lenda muito comum na região Norte. O boto-cor-de-rosa é um animal presente nos rios amazônicos, e, na sua história, ele tem uma conotação negativa.

Em que os botos cor-de-rosa vivem?

O boto-cor-de-rosa é encontrado no norte da América do Sul, nas bacias do rio Amazonas e do rio Orinoco. São reconhecidas ao menos três populações geograficamente distintas: na bacia Amazônica (com exceção de parte do rio Madeira), no alto rio Madeira (parte de Rondônia e Bolívia), e na bacia do rio Orinoco.

Qual é o nome popular do boto Cor-de-rosa?

O boto cor-de-rosa (Inia geoffrensis), ou então boto vermelho como é conhecido pelos moradores da bacia amazônica onde este animal ocorre, é um pequeno golfinho pertencente a ordem dos cetáceos e subordem dos odontocetos.

LEIA TAMBÉM:   Como vender seguros para sua empresa?

Por que o Boto-Cor-de-Rosa é rosa?

Já a cor rosa vem de outro lugar: cicatrizes. Botos machos brigam entre si com frequência, e o tecido cicatrizado é mais rosinha que a pele em volta. É por isso que botos mais velhos ficam com a cor cada vez mais viva. E olha só: quanto mais brilhante o rosa, mais atraentes os machos são para as fêmeas.

Qual é a classe do boto Cor-de-rosa?

MamíferosBoto-cor-de-rosa / Classe

Qual é a característica do boto Cor-de-rosa?

O boto-cor-de-rosa é um mamífero que vive na água. De todas as espécies de golfinhos de rio, o boto-cor-de-rosa é a maior. Os machos podem chegar a 2,5 metros de comprimento e pesar até 200 quilos; as fêmeas, um pouco menores, chegam a medir 2,2 metros e a pesar 150 quilos, em média.

Quantos dentes tem o boto Cor-de-rosa?

A dentição é heterodonte e o número de dentes por ramo varia de 22 a 35. A coloração nos adultos depende da temperatura e turbidez da água, da idade e da localização geográfica. Adultos que vivem em rios turvos tendem a ser rosados, em rios mais claros a região dorsal é acinzentada e o ventre e flancos rosados.