Porque e preciso de um acordo ortografico para escrevermos?

Porque é preciso de um acordo ortográfico para escrevermos?

Acordo ortográfico – unificação da grafia! O motivo principal deste acordo é promover a unificação ortográfica dos países que têm o português como língua oficial, os quais são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O que mudou com o acordo ortográfico de 1990?

Com o objetivo de eliminar mais um fator que perturbava a unificação da ortografia portuguesa, o Acordo Ortográfico de 1990 propõe a supressão completa do trema, ressalvando apenas as palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros com trema — mülleriano, de Müller, etc.

Quais são as vantagens e desvantagens do Acordo Ortográfico?

Acordo Ortográfico: prós e contras

  • Suprimiram-se as consoantes mudas c e p, mantendo-se quando são articuladas.
  • Suprimiram-se alguns acentos, sobretudo nas palavras graves.
  • Uniformizaram-se e clarificaram-se as regras da utilização do hífen.
  • Foram revistas as regras de utilização das maiúsculas e minúsculas.
LEIA TAMBÉM:   Quais sao os custos com estoque?

Quem assinou o novo acordo ortográfico?

O documento foi firmado pela Academia de Ciências de Lisboa, a Academia Brasileira de Letras e representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Também houve adesão da delegação de observadores da Galiza.

O que mudou para o português brasileiro a partir do novo acordo ortográfico da língua portuguesa que foi assinado em 1990?

De acordo com o Ministério da Educação, o acordo alterou 0,8\% dos vocábulos da língua portuguesa no Brasil e 1,3\% em Portugal. Entre as principais mudanças, está a ampliação do alfabeto oficial para 26 letras, com o acréscimo do k, w e y.

O que mudou com a reforma ortográfica de 2009?

A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras.