Quem produz RANKL?

O RANKL é produzido por células ósseas ou do ligamento periodontal em resposta a forças ortodônticas. Seu receptor de membrana RANK é encontrado em células precursoras de osteoclastos. Vários tipos de células produzem osteoprotegerina (OPG), uma citocina com afinidade ao RANKL e efeito inibitório sobre ele.

O que é um Osteoclastogenese?

Osteoclastogênese é um fenômeno complexo, facilitado pela integração dos precursores hematopoiéticos dos osteoclastos com as células do estroma da medula óssea (células estromais). O estroma da medula óssea é morfologicamente heterogêneo e inclui fibroblastos, células osteogênicas e adipócitos.

O que é RANK ligante?

O RANK-ligante (RANKL) é o fator mais importante para a diferenciação dos osteoclastos, tendo sido recentemente reconhecido e clonado.

Como o eixo RANK RANKL OPG participa do processo de reparo dos tecidos?

O sistema RANK/RANKL/OPG contribui para a compreensão do processo e regulação da formação e reabsorção do osso, tendo sido o maior avanço na biologia óssea com relação a osteoclastogênese. RANKL e OPG inibem RANK regulando a formação, ativação e sobrevivência de osteoclastos na remodelação óssea.

LEIA TAMBÉM:   Qual banco oferece a menor taxa para consignado?

Qual a atividade dos osteoclastos?

Os osteoclastos são células responsáveis pela reabsorção óssea, por meio da desmineralização e degradação da matriz óssea. Essa célula destaca-se por ser grande, apresentar vários núcleos e apresentar mobilidade.

Como funciona o sistema RANK RANKL OPG?

O que é a doença Osteopetrose?

A osteopetrose é uma doença rara, caracterizada pelo aumento generalizado da densidade óssea. Tem como característica principal, a reabsorção osteoclástica defeituosa, resultando no acúmulo de massa óssea.

Qual a correlação existente entre os macrófagos e os osteoclastos?

Os osteoclastos são células muito grandes que resultam da fusão de várias células do sistema fagocitário mononuclear, têm origem em células que se originam na medula óssea, e estas por sua vez originam os monócitos e os macrófagos (varias células fundem-se e dão origem aos osteoclastos).

Qual a função da Osteoprotegerina?

A osteoprotegerina, proteína solúvel sintetizada pelos osteoblastos, age como um receptor competitivo ligando-se ao RANKL e assim impede a sua ligação ao RANK, diminuindo a ação dos osteoclastos (Hofbauer et al, 2001; Pereira & Pereira, 2004; Bezerra et al, 2005).

Onde é produzido o Osteoclasto?

Os osteoclastos derivam dos monócitos do sangue circulante. Após atravessar a parede dos capilares do osso, os monócitos fundem-se para formar osteoclastos. Os osteoclastos têm citoplasma granuloso, algumas vezes com vacúolos, fracamente basófilo nos osteoclastos jovens e acidófilo nos maduros.

O que é RANK ligante e qual a sua função?

Quais são as funções básicas de um Condroblasto e de um osteoclasto?

Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.

Qual a função da OPG?

A OPG é produzida e liberada pelos osteoblastos ativados e possui um papel importante na regulação do metabolismo ósseo, já que inibe a maturação e ativação dos osteoclastos in vivo e in vitro.