Quem pode ser citado por correio?

Quem pode ser citado por correio?

Art. 242. A citação será pessoal, podendo, no entanto, ser feita na pessoa do representante legal ou do procurador do réu, do executado ou do interessado. Boa parte dos juízes, não considera que tal ato seja válido, visto a pessoa não ter sido citada pessoalmente e pode gerar o que chamamos de nulidade (ato inválido).

Como se procede à citação pelo correio e suas exceções?

A citação será feita pelo correio para qualquer comarca do país, exceto:

  • nas ações de estado, observado o disposto no art.
  • quando o citando for incapaz;
  • quando o citando for pessoa de direito público;
  • quando o citando residir em local não atendido pela entrega domiciliar de correspondência;

Quem faz a citação do réu?

Preceitua o art. 242, do CPC, que “a citação será pessoal, podendo, no entanto, ser feita na pessoa do representante legal ou do procurador do réu, do executado ou do interessado.”.

LEIA TAMBÉM:   Que dia e o dia do combate ao trabalho infantil?

Quando não é permitida citação postal?

A citação postal apenas não será realizada nas ações de estado; quando o citando for incapaz; quando o citando for pessoa de direito público; quando o citando residir em local não atendido pela entrega domiciliar de correspondência; ou quando o autor, justificadamente, a requerer de outra forma.

Como funciona carta de citação?

Resumidamente, carta de citação nada mais é do que um documento oficial, emitido pela vara onde o processo se encontra (cível, do trabalho, criminal etc), para dar ciência ao réu (o destinatário da carta) que existe um processo contra ele e, assim, possibilitar que se defenda.

O que vem depois da citação?

Após ler atentamente a carta de citação, identifique qual a natureza do processo (Ação Indenizatória, Reclamação Trabalhista etc), quem é o Autor do Processo e quem é o Réu. Com isso, possivelmente você se lembrará da relação ou fato que motivou esta ação judicial.

Quando a citação será feita pelo correio?

A citação será feita pelo correio para qualquer comarca do país, exceto: Deferida a citação pelo correio, o escrivão ou o chefe de secretaria remeterá ao citando cópias da petição inicial e do despacho do juiz e comunicará o prazo para resposta, o endereço do juízo e o respectivo cartório.

LEIA TAMBÉM:   Porque incha o pescoco?

É normal receber intimação pelo correio?

Foi comprovado que o réu foi citado para os devidos andamentos via Correios, com Aviso de Recebimento. A jurisprudência é pacífica em admitir a intimação de pessoa jurídica pelo correio, por meio de aviso de recebimento, com entrega da correspondência no endereço certo da empresa.