Quem pode declarar a inconstitucionalidade de uma lei?

Quem pode declarar a inconstitucionalidade de uma lei?

Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público).

O que significa dizer que determinada lei é considerada inconstitucional?

Se uma norma jurídica se mostra incapaz de assegurar a integridade e a plena aplicação de um direito fundamental, a consequência inevitável é sua inconstitucionalidade.

O que fazer quando uma lei municipal é inconstitucional?

A lei municipal poderá ser declarada inconstitucional em face da Constituição do Estado , por meio de ADI no Tribunal de Justiça local (artigo 125 , § 2º , CF).

O que é uma declaração de inconstitucionalidade?

LEIA TAMBÉM:   Porque minhas pernas ardem?

“Trata-se de uma técnica de interpretação constitucional – que tem sua origem na prática da Corte Constitucional alemã – utilizada pelo Supremo Tribunal Federal, na qual se declara a inconstitucionalidade parcial da norma sem reduzir o seu texto, ou seja, sem alterar a expressão literal da lei.

Quem pode exercer o controle de constitucionalidade?

No Brasil o controle de constitucionalidade é exercido por todos os poderes constituídos, que têm o dever de zelar pelo respeito à Constituição. Já o poder Executivo exerce essa forma de controle através do poder de veto jurídico do Presidente da República ao projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional.

O que significa dizer que uma norma é inconstitucional?

Uma norma inconstitucional é ineficaz, porque é desprovida, no plano jurídico, de “qualquer conteúdo eficácia” e não produz os efeitos jurídicos que, em termos normais, lhe corresponderiam.

Quem pode dizer que uma norma é inconstitucional?

Dispõe o art. 97 da Constituição Federal que “somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público”.

O QUE É decisões interpretativas?

65) chama de decisões interpretativas aquelas que, ao resolver uma questão de constitucionalidade, atuam apenas sobre a norma, deixando inalterado o texto.

Quais os efeitos de uma declaração de inconstitucionalidade de uma norma jurídica?

De acordo com este entendimento, a declaração de inconstitucionalidade da lei ou ato normativo em face da Constituição Federal tem eficácia retroativa (ex tunc), ante a existência de vício congênito de nulidade, neutralizando, desta feita, todos os efeitos jurídicos produzidos pela norma inconstitucional.

O que são decisões intermédias?

Tratam-se de técnicas de decisão em que há uma transformação do significado da lei. Há quem as denomine, de forma genérica, como sentenças intermediárias.

Quais espécies de atos normativos podem ser objeto de ADI?

59, da Constituição da República, portanto, as leis e atos em sentido lato sensu que podem ser objeto de controle de constitucionalidade são as emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.

LEIA TAMBÉM:   Como um aposentado se legalizar nos Estados Unidos?

Quais normas podem ser objeto de ADI de forma direta diante do Supremo Tribunal Federal?

Então, somente leis ou atos normativos podem ser objetos de ADI, naqueles entendidas todas as espécies normativas do art. 59 da CF/88, o que inclui as emendas constitucionais. Vale ressaltar que, atualmente, segundo o entendimento do STF, lei de efeitos concretos também é considerada lei para fins de controle por ADI.