Quem ou o que e responsavel por manter a consistencia do banco de dados?

Quem ou o que é responsável por manter a consistência do banco de dados?

Já o DBA é quem adminis- tra a base de dados. Ele é responsável pelo desempenho, segurança, acesso, monitoramento e manutenç˜ao da base de dados, garantindo, assim, seu bom funciona- mento.

Qual a função de um gerenciador de banco de dados?

O que faz um DBA (Administrador de Banco de Dados)? O DBA (database administrator), sigla em inglês para Administrador de Banco de Dados, é um profissional da área de tecnologia responsável pela criação, instalação, monitoramento, reparos e análise de estruturas de um banco de dados.

Quem é o responsável por garantir as regras de segurança no que diz respeito ao acesso a dados e a objetos do banco?

LEIA TAMBÉM:   Como funciona a demissao em Portugal?

Segurança – O SGBD é responsável por garantir regras de segurança no que diz respeito ao acesso a dados e a objetos do banco. Cada usuário deve utilizar algum meio para se autenticar no SGBD, seja por login e senha ou através de leitura biométrica.

Qual a diferença entre independência de dados física e lógica?

– independência de dados lógica: é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar o esquema externo ou as aplicações do usuário; – independência de dados física: é a capacidade de alterar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual, o esquema externo ou as aplicações do usuário.

Quais os principais recursos que diferenciam os Sgbds dos bancos de dados em arquivo texto?

Que características distinguem um SGBD?

  • Um SGBD mantém não apenas o Banco de Dados, mas também uma definição e descrição das estruturas e restrições (catálogo – metadados)
  • A existência do catálogo permite que um mesmo SGBD possa ser utilizado para aplicações distintas (o catálogo indica uma estrutura física utilizada)
LEIA TAMBÉM:   Como obter a carteira de motorista de NY?

Quais os dados são importantes armazenar para um sistema de banco de dados de uma biblioteca?

O sistema para gerenciamento de biblioteca deverá conter cadastro de usuários, no qual dados serão colhidos dos usuários, funcionários e livros para possíveis empréstimos e Devoluções de livros.