Quem fez as moedas?

Os indícios mais antigos de utilização de moedas são da China, no período de 1 100 a.C.. No âmbito europeu e mediterrânico a moeda apareceu pela primeira vez no século VI a.C. na Ásia Menor, na Lídia. Dali o seu uso estendeu-se para a Grécia Antiga, e os fenícios disseminaram o seu uso por toda a área mediterrânica.

Como surgiram as primeiras moedas?

As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos.

Quando a moeda portuguesa começou a circular no Brasil?

Oficialmente, a moeda portuguesa passou a circular no Brasil em 1568. A primeira vez em que se utilizou “réis” num documento foi em 1575, apesar da moeda só ter sido oficializada em 1645. A partir daí, a moeda brasileira passou a se chamar “réis”. Uma data importante nesse período foi a criação da Casa da Moeda do Brasil, em 1694.

LEIA TAMBÉM:   O que fala o documentario AmarElo?

Quais mudanças ocorreram na moeda brasileira?

As moedas também sofreram alterações conforme os interesses de cada país ou de um conjunto de países, como o euro, que é a moeda recorrente dos países que fazem parte da União Europeia. O Brasil vivenciou em toda sua trajetória diversas mudanças em sua moeda. Abaixo listamos as dez mudanças da moeda brasileira:

Será que o uso das moedas foi uma transformação natural da história econômica?

Mesmo notando todas essas transformações no uso das moedas, não podemos considerá-la uma vítima de um processo de “evolução natural” da história econômica. Cada tipo de lastro econômico foi criado conforme as necessidades geradas por certa cultura ou sociedade.

Qual a moeda mais valiosa do Brasil?

Havia as moedas de prata de 20 a 640 réis (chamadas de patacas) e as de ouro (bem mais valiosas). As moedas dessa série foram as que circularam por mais tempo em toda a história do Brasil: 139 anos. A mais valiosa era a de 4 mil réis. A moeda de 4 mil réis, feita de ouro, era a mais valiosa da primeira série produzida no Brasil.