Quem e o tomador do seguro e o segurado?

Quem é o tomador do seguro e o segurado?

Na maior parte das apólices de seguro emitidas no nosso país o tomador do seguro e o segurado são a mesma pessoa ou entidade, logo, nesses caso esta questão não se aplica.

Como fazer uma cotação no seguroauto?

Ao fazer uma cotação aqui no SeguroAuto.org já pode receber a cotação personalizada e tirar sua dúvida com um corretor parceiro, que indicará quais seguradoras aceitam fazer seguro em nome de quem não é proprietário do carro. *Publicado em: 02/12/2015 e atualizado em 02/12/2015.

Qual a pessoa que contrata o seguro do carro?

Primeiro, entenda que o segurado é a pessoa que contrata o seguro do carro, mas isso não quer dizer que ele tenha direito sobre o veículo. Se ocorrer uma colisão, roubo ou furto que resulte em perda total, quem receberá a indenização será o proprietário do carro.

LEIA TAMBÉM:   O que ocorre durante a fotossintese?

Por que o tomador do seguro e o proprietário da viatura são pessoas diferentes?

De acordo com a lei portuguesa, nada impede que o tomador do seguro e o proprietário da viatura sejam pessoas distintas. Por norma, as seguradoras solicitam a identificação do condutor habitual. Mas vamos por partes. Primeiro vamos esclarecer alguns dos termos que encontra em todos os contratos do género:

Quando uma proposta de seguro é enviada à seguradora?

Quando uma proposta de seguro é enviada à seguradora em que o tomador é diferente do segurado, ambos têm de ir devidamente identificados, sendo que o risco é analisado em função das características do segurado.

Qual a definição do termo segurado?

As definições dos termos. Segurado é a pessoa ou entidade no interesse da qual é feito o contrato de seguro ou pessoa cuja vida, saúde ou integridade física se segura (pessoa segura). É sobre quem recai o risco segurado.

Qual o prazo de renovação do seguro?

Em caso de ausência de manifestação por escrito no prazo de 15 dias, a proposta de seguro é automaticamente considerada aceita pela seguradora. Por isso, quando for contratar ou renovar o seguro, é fundamental fazê-lo com antecedência e observar esse prazo, para minimizar o risco de ficar sem cobertura.