Quem da o ritmo da danca de crioula?

Quem dá o ritmo da dança de crioula?

Tambor de crioula ou punga é uma dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no estado brasileiro do Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.

Quais são os elementos que compõem o Tambor de Crioula?

Instrumentos – O conjunto instrumental que produz a música no Tambor de Crioula é chamado de parelha. Inclui básica e obrigatoriamente três tambores de madeira – ou, atualmente, também de PVC – afunilados e escavados, e cobertos com couro, preso por cravelhas.

Como funciona o Tambor de Crioula?

A dança do Tambor de Crioula, normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia bastante livre e variada. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada.

Como é feito o Tambor de Crioula?

Os tambores são bastante rústicos, feitos manualmente de troncos cortados de três tamanhos. Foto: Iphan/Edgar Rocha. Na roda, tocadores e cantadores fazem pequenos movimentos para a esquerda e a direita.

LEIA TAMBÉM:   E obrigatorio o uso de segunda piv?

Qual a característica do Tambor de Crioula?

O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Foto: Iphan/Edgar Rocha. A dança do Tambor de Crioula, normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia bastante livre e variada.

Como se formou o Tambor de Crioula?

Com raízes africanas, a manifestação cultural é conhecida como a expressão de um povo, transformada em dança. O tambor de Crioula também é considerada uma demonstração religiosa que chegou ao Brasil, junto com os navios negreiros, entre os séculos 18 e 19 e se fortaleceu no estado do Maranhão, aonde sobrevive até hoje.