Que orgaos estatais devem ser consultados antes da abertura de uma empresa?

Que orgãos estatais devem ser consultados antes da abertura de uma empresa?

Receita Federal – expede o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ/MF). Receita Estadual– expede o número da Inscrição Estadual (IE); Prefeitura– expede o alvará de licença de funcionamento e o número do Imposto Sobre Serviços (ISS);

O que é preciso para a abertura de uma empresa?

Passo a passo para abrir uma empresa

  1. Elabore seu plano de negócio.
  2. Decida se vai empreender sozinho ou com sócios.
  3. Contrate um contador.
  4. Defina a natureza jurídica e regime tributário.
  5. Elabore o contrato social.
  6. Registre a empresa na junta comercial.
  7. Faça a inscrição estadual ou municipal.
  8. Faça o licenciamento.

Como obter licença para abrir um negócio online?

Se você está pensando em abrir um negócio, mesmo que a sua empresa atuar exclusivamente no ambiente online, é preciso obter licença junto a órgãos públicos para que ela possa operar legalmente. Dependendo do tipo de atividades que irá exercer, ainda é preciso obter licenças e alvarás adicionais.

Qual a licença ambiental para um supermercado?

Um supermercado com 6 mil metros quadrados de área necessita de licença ambiental. Já um menor, não. Prazos, exigências e valores variam de acordo com a atividade, o tipo de licença e o município. Algumas podem sair na hora, outras levam um ano inteiro.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os principais problemas do Brasil que entravam no crescimento socioeconomico?

Qual a licença para o comércio de alimentos?

Outra licença imprescindível para quem atua no comércio, nesse caso o de alimentos, é a da Anvisa, a Vigilância Sanitária. Quem trabalha com perfumaria, cosméticos, produtos de higiene, produtos para limpeza e diversos outros deve solicitar junto ao órgão uma licença para poder exercer suas atividades.

Qual o rol de licenças para abrir uma empresa?

Outro documento fundamental que compõe o rol de licenças para abrir uma empresa é a licença sanitária. É imprescindível no comércio de alimentos, cosméticos, produtos de higiene, perfumaria, produtos para limpeza e atividades relacionadas para desenvolver suas atividades.