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Quando um cliente deseja comprar um produto e não o encontra na loja porque há ruptura na gôndola Esse fato gera Que tipo de perda?
A ruptura nada mais é do que a falta de produtos nas gôndolas. Quando essa situação acontece, o cliente pode ficar frustrado por não achar o que deseja comprar, o supermercado perde vendas e o fabricante também perde a oportunidade de distribuir seu produto para os clientes finais.
Qual a ruptura de cada produto?
A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola. Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura.
Como reduzir ruptura?
Faça inventários rotativos e periódicos nos itens de maior giro, alto risco e também nos que foram identificados na auditoria de ponto de venda. Um dos grandes vilões da ruptura é, sem dúvida, o estoque virtual, impedindo que o sistema dispare um novo pedido.
Quais as principais causas da ruptura de estoque?
Principais causas
- Falta de planejamento. Quando não existe planejamento, começam a surgir problemas nas gôndolas e no estoque.
- Falta de organização de gôndolas.
- Gestão de compras ruim.
- ERP.
- Fornecedores.
- Colaboradores.
- Gestão de estoque.
- Produtos de alto giro.
O que pode considerar como ruptura?
Ruptura é a falta de um produto no momento da compra, tanto online quanto offline. Também podemos descrevê-la como indisponibilidade de determinada mercadoria no ponto de venda. Para um setor preocupado em pensar estrategicamente a execução, esse é o pior dos cenários.
O que se pode considerar como ruptura?
Como o próprio nome já diz, a ruptura de estoque é a ausência de determinado produto, necessário para o cliente, normalmente no momento exato. Mas ocorreu que este mês o produto não estava disponível, talvez ele aceite levar outro, indicado pelo vendedor, porém não ofereceu o resultado que está acostumado.
Como evitar rupturas no estoque?
4 dicas para acabar com as rupturas de estoque
- Conhecer o consumidor.
- Controle de estoque por dados.
- Reposição de estoque eficiente.
- Programas de colaboração entre indústria e varejo.
Quais são as ações mais importantes para evitar a ruptura nos pontos de venda e por quê?
Veja quais são elas:
- 1 – Fique atento à execução nas lojas.
- 2 – Planeje a reposição de estoques nos PDVs (lojas e distribuidores)
- 3 – Realize a colaboração com seus parceiros de negócio.
- 4 – Tenha um software de gestão de estoque.