Quando um cliente deseja comprar um produto e nao o encontra na loja porque ha ruptura na gôndola Esse fato gera Que tipo de perda?

Quando um cliente deseja comprar um produto e não o encontra na loja porque há ruptura na gôndola Esse fato gera Que tipo de perda?

A ruptura nada mais é do que a falta de produtos nas gôndolas. Quando essa situação acontece, o cliente pode ficar frustrado por não achar o que deseja comprar, o supermercado perde vendas e o fabricante também perde a oportunidade de distribuir seu produto para os clientes finais.

Qual a ruptura de cada produto?

A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola. Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura.

LEIA TAMBÉM:   Qual os aspectos positivos da globalizacao?

Como reduzir ruptura?

Faça inventários rotativos e periódicos nos itens de maior giro, alto risco e também nos que foram identificados na auditoria de ponto de venda. Um dos grandes vilões da ruptura é, sem dúvida, o estoque virtual, impedindo que o sistema dispare um novo pedido.

Quais as principais causas da ruptura de estoque?

Principais causas

  • Falta de planejamento. Quando não existe planejamento, começam a surgir problemas nas gôndolas e no estoque.
  • Falta de organização de gôndolas.
  • Gestão de compras ruim.
  • ERP.
  • Fornecedores.
  • Colaboradores.
  • Gestão de estoque.
  • Produtos de alto giro.

O que pode considerar como ruptura?

Ruptura é a falta de um produto no momento da compra, tanto online quanto offline. Também podemos descrevê-la como indisponibilidade de determinada mercadoria no ponto de venda. Para um setor preocupado em pensar estrategicamente a execução, esse é o pior dos cenários.

O que se pode considerar como ruptura?

Como o próprio nome já diz, a ruptura de estoque é a ausência de determinado produto, necessário para o cliente, normalmente no momento exato. Mas ocorreu que este mês o produto não estava disponível, talvez ele aceite levar outro, indicado pelo vendedor, porém não ofereceu o resultado que está acostumado.

LEIA TAMBÉM:   Como a carboxiterapia atua no tratamento da FEG?

Como evitar rupturas no estoque?

4 dicas para acabar com as rupturas de estoque

  1. Conhecer o consumidor.
  2. Controle de estoque por dados.
  3. Reposição de estoque eficiente.
  4. Programas de colaboração entre indústria e varejo.

Quais são as ações mais importantes para evitar a ruptura nos pontos de venda e por quê?

Veja quais são elas:

  1. 1 – Fique atento à execução nas lojas.
  2. 2 – Planeje a reposição de estoques nos PDVs (lojas e distribuidores)
  3. 3 – Realize a colaboração com seus parceiros de negócio.
  4. 4 – Tenha um software de gestão de estoque.