Quando o psicologo pode quebrar sigilo?

Quando o psicólogo pode quebrar sigilo?

A quebra do sigilo é prevista quando a(o) Psicóloga(o), de forma fundamentada, identificar a necessidade visando ao menor prejuízo, bem como observar os casos previstos em lei (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros).

Quando o psicólogo erra?

Se o Psicólogo sempre se atrasa para chegar ou iniciar as sessões, isto pode ser um indício de falta de comprometimento com o trabalho. Se pesquisarmos no Código de Ética Profissional do Psicólogo, podemos ainda encontrar muitas outras recomendações sobre o trabalho destes profissionais.

Quando o psicólogo pode denunciar?

Quando há suspeita de risco à vida do paciente ou de terceiros. Quando há violência doméstica em curso, negligência ou abuso de incapazes. Quando o psicólogo recebe uma ordem judicial, por exemplo, se a saúde mental do paciente for questionada nos processos judiciais.

Quando o psicólogo é ruim?

Se o terapeuta interrompe as sessões frequentemente, é sinal de que não é muito bom. Outro sinal de alarme é quando não há recordação de pontos importantes do seu caso. Como norma, depois da consulta, o terapeuta deve realizar um relato e trabalhar no caso.

LEIA TAMBÉM:   Quando o porquinho da india vira adulto?

Pode acontecer do psicólogo se apaixonar pela paciente?

Já quanto a paixão ou interesse sexual do cliente pelo terapeuta pode ocorrer ou não. Quando ocorre o mais provável é que o terapeuta perceba sim, mas certeza absoluta somente se o paciente expõe, seja falando ou agindo. O ideal é que o paciente fale sobre isso e trabalhe esses sentimentos com honestidade.

Pode confessar crime para psicólogo?

Não pode, ele deve respeitar o sigilo terapêutico. Em alguns casos muito específicos, onde há um crime envolvido e alguém pode estar em perigo, o psicólogo pode quebrar o sigilo, sem que todo o conteúdo da sessão seja revelado. Mas isso precisa ser avaliado com muito cautela, mas, em geral, o sigilo deve ser mantido.

Como saber se um psicólogo é bom ou ruim?

Características de um bom psicólogo

  1. Sensibilidade: o psicólogo precisa ser sensível para perceber as características da sua personalidade, suas crenças e objetivos pessoais, e as circunstâncias do problema apresentado a ele.
  2. Empatia: a empatia é fundamental para você construir um bom relacionamento com o profissional.
LEIA TAMBÉM:   O que e intolerancia gastrointestinal?

Qual a importância do Código de Ética do profissional da Psicologia?

A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.