Quando a educacao passa a ser um direito do cidadao e um dever do Estado?

Quando a educação passa a ser um direito do cidadão e um dever do Estado?

Diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: ” A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Qual a relação entre educação ensino e aprendizagem?

Nas palavras do educador Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Nessa relação de ensino-aprendizagem, educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina e o educador ensina e aprende com o outro. Assim, em uma escola, todos são educadores e educandos.

Qual é a relação entre educação e escola?

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Nesse ponto podemos acrescentar que, embora sendo um processo, educação não pode ser confundida com sistema escolar, nem com a instituição escolar. A escola é apenas um dos espaços – ou instituição – em que acontece uma parte do processo educativo.

Por que no Brasil a educação é vista como um dever do Estado?

Dessa forma, a educação é algo que o indivíduo pode cobrar do Estado, pois este tem o dever legal de promovê-la não importando a condição social de cada um, sendo que cada indivíduo na realidade é o titular de tal direito enquanto o Estado é o organismo que deve viabilizar o seu cumprimento sem a distinção por respeito …

Qual é a diferença entre o ensino e aprendizagem?

“O treinamento se refere a uma mudança nas competências e o ensino como uma mudança no conhecimento. A aprendizagem é um processo em que se adquirem novas competências e conhecimento com o objetivo de se melhorar o desempenho” — aponta o autor com base em conceitos apresentados por Elkington (2002) e Rosenberg (2001).

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Qual a relação da aprendizagem com o desenvolvimento?

Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem? Desenvolvimento e aprendizagem são forças complementares dentro da esfera organizacional. A aprendizagem dota o colaborador da capacidade de executar, enquanto o desenvolvimento o dota da habilidade de fazer suas tarefas com desenvoltura e qualidade.

Qual é a importância da relação família escola no processo educacional?

A participação da família dá mais segurança para os filhos Quando a família participa ativamente da vida escolar dos seus filhos, ela demonstra estar interessada no processo em que as crianças estão inseridas. Com isso, elas se sentem apoiadas, acolhidas e mais seguras para seguir no desenvolvimento educacional.

Qual a relação entre escola educação e desigualdade social?

As diferenças sociais necessitam sim de uma educação de qualidade com iguais oportunidades para todos, dentro dos parâmetros de universalização do ensino que é apregoado pelo PNE. Mas é preciso que o ambiente familiar seja tão de qualidade quanto, que o ambiente social seja tão oportuno quanto.

Qual o fator que favoreceu a expansão da Educação?

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Um outro fator que favoreceu a expansão da educação foi a Revolução Industrial (1820 – 1840). Ela é marcada pela mudança da produção artesanal para a de máquina. Como as fábricas precisavam de mão de obra qualificada, ampliar a oferta de escolas para as classes mais baixas ia de encontro a essa necessidade.

Por que a escola deixa de ser focada no ensino de habilidades políticas?

A escola deixa de ser focada no ensino de habilidades políticas e passa a ter forte influência da Igreja Católica. Entre os conteúdos que eram ministrados estavam latim e ensino religioso. Se você acha que o ensino nessa época ficou democrático, engana-se. No período medieval a escola continua sendo para poucos.

Por que a escola é analfabeta?

Enquanto as camadas mais altas da sociedade têm acesso à escola, grande parte da população é analfabeta. O movimento iluminista, que sacudiu a Europa no Séc. XVIII, combatia o teocentrismo e defendia que o homem deveria ser senhor de si mesmo e tomar decisões com base na razão.