Qual o trabalho das quebradeiras de coco?

Qual o trabalho das quebradeiras de coco?

Há gerações essa tem sido a rotina dessas trabalhadoras: passar o dia coletando os cocos e quebrando-os ao meio para extrair sobretudo suas amêndoas, da qual se produz um dos óleos mais versáteis da natureza. No entanto, a maior parte dos babaçuais está em grandes fazendas.

Onde vivem as quebradeiras de coco?

Conheça as Quebradeiras de Coco Babaçu e seu papel na defesa do meio ambiente. As Quebradeiras hoje somam mais de 300 mil mulheres espalhadas pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará, em regiões de transição entre Amazônia, Cerrado e Caatinga.

LEIA TAMBÉM:   Qual a penalidade para pneu careca?

Onde os babaçuais se desenvolvem?

O babaçu é uma palmeira conhecida principalmente pelo fruto que produz. O babaçu é um tipo de palmeira encontrado em diversas áreas da América Latina, sendo que, no Brasil, ocorre principalmente no Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí.

O que significa a sigla Miqcb?

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins emerge como uma organização que representa os interesses sociais, políticos e econômicos desse grupo, dando às mulheres a possibilidade de serem vistas e reconhecidas.

Quanto ganha uma quebradeira de coco?

Antes a renda de uma extrativista era de 250 reais, em média, por mês. Hoje, a maioria consegue até 570 reais por mês, com a quebra do coco.

Por que do babaçu nada se perde?

Presença marcante no Norte do Tocantins, o babaçu é fonte de renda para milhares de famílias. Exemplo de diversidade, dele, nada se perde. O pequeno fruto marrom é aproveitado inteiro, sem nenhum desperdício: óleo do babaçu, óleo da castanha, farinha do babaçu (mesocarpo), além de extratos para a produção da farinha.

LEIA TAMBÉM:   Quem compra moedas de outros paises?

Qual é a importância do babaçu na vida das quebradeiras de coco?

Da árvore do babaçu, as mulheres extraem o seu sustento. Transformam as palhas das folhas em cestos, a casca do coco em carvão e a castanha em azeite e sabão. Organizadas, criaram cooperativas para produção e comercialização de seus produtos, como farinha, azeite, sabonete e outros derivados do babaçu.

Onde o babaçu é mais encontrado?

Encontra-se em formações conhecidas como babaçuais, que cobrem cerca de 196 mil km² no território brasileiro, com ocorrência concentrada nos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí, na região conhecida como Mata dos Cocais (transição entre Caatinga, Cerrado e Amazônia).

Qual o objetivo do movimento das quebradeiras de coco babaçu?

A ação do movimento é organizar as mulheres quebradeiras de coco para lutar pelos seus direitos, preservar os babaçuais e a natureza, além do acesso às suas moradias. Lutamos pelos nossos direitos reivindicando novas políticas.

Por que a atividade extrativista das quebradeiras de coco babaçu é constantemente ameaçada?

Mais de 300 mil mulheres agroextrativistas exercem a atividade de extrativismo do coco babaçu, mas esta atividade é constantemente ameaçada, seja pelos fazendeiros que tentam impedir o acesso dessas mulheres aos babaçuais, pela expansão do agronegócio na região de predominância dos babaçuais, pela dificuldade da …

LEIA TAMBÉM:   Qual o objetivo de toda avaliacao psicologica?

Qual a importância das quebradeiras de coco babaçu para o meio ambiente?

A palmeira de babaçu é conhecida pelas quebradeiras como “árvore-mãe”, pois elas a vêem como essencial para a sobrevivência da comunidade. Por isso, realizam a atividade extrativa de forma sustentável, priorizando a preservação da natureza.