Qual o tempo que o memorando precisa ficar arquivado?

Qual o tempo que o memorando precisa ficar arquivado?

5 anos, contados a partir do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado. Os comprovantes devem ser mantidos durante os 5 anos subsequentes ao da respectiva declaração, ou seja, 6 anos (Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art. 173, I).

Quais as características dos documentos de acordo com o prazo de guarda?

5.6 – Prazo de Guarda dos Documentos O prazo de guarda vincula-se à determinação do valor do documento, de acordo com os seguintes fatores : • eqüência de uso das informações contidas nos documentos; existência de leis ou decretos que regulem a prescrição legal de documentos (prazos prescricionais);

LEIA TAMBÉM:   O que e um docente de tempo parcial?

Porque a lei determina que o tempo de arquivamento de um documento e no máximo 5 anos para arquivos na fase corrente?

O tempo de arquivamento, conforme determina a lei, não vai além de cinco anos. Essa medida evita o acúmulo de papel e de espaço por um tempo longo demais. Esse prazo se refere, na maioria das vezes, apenas à fase corrente, ou seja, aquela em que o documento ainda vigora.

Quais os tipos de documentos pela ordem de temporalidade?

Basicamente, existem três formas de classificar os documentos, que são:

  • arquivos setoriais, que ficam nas empresas;
  • arquivos centrais: embora permaneçam na empresa por um longo tempo, podem ser acessados mediante necessidade;
  • arquivos intermediários: diferentemente dos dois primeiros, pertencem ao poder público.

Quanto tempo se guarda um fax?

O papel usado para fax não tem durabilidade, e quando for necessário guardá-lo, deve-se tirar uma fotocópia do documento.

Quais são as características dos documentos de arquivo?

Outras características do documento de arquivo… Identidade; Autenticidade (depende da identidade e integridade); Organicidade, naturalidade, inter-relacionamento; Acessibilidade, usabilidade.

LEIA TAMBÉM:   Como deve ser a prorrogacao do contrato de experiencia?

Qual o ciclo de vida dos documentos?

O ciclo de vida dos documentos é o elemento que forma o pano de fundo para as intervenções arquivísticas e divide os arquivos de acordo com as fases ativa, semiativa e inativa dos documentos denominando-os, respectivamente: corrente, intermediário e permanente ou de 1ª idade, 2ª idade e 3ª idade, respectivamente.

O que é tabela de temporalidade na Arquivologia?

Uma tabela de temporalidade é uma ferramenta auxiliar da gestão de documentos. Ela evita perdas e extravios, assim como indica o período de armazenamento de cada arquivo, de acordo com o que a legislação determina. Devido a suas características, um dos benefícios é a facilidade de busca de documentos.

Qual a importância do estudo da temporalidade no que toca a duração dos códigos?

A necessidade da utilização da tabela de temporalidade no arquivo é de extrema importância, pois a tabela traz as definições como, o assunto do documento, o código de classificação, o prazo de guarda e a sua destinação final.

O que estabelece a tabela de temporalidade de documentos?

Segundo o glossário de termos arquivísticos, a Tabela de Temporalidade Documental é definida como “Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos”. E esses prazos devem ser avaliados com frequência.

LEIA TAMBÉM:   Como criar um clube de leitura?

O que é temporalidade do documento?

O prazo de arquivamento — ou, como nos referimos anteriormente, a temporalidade do documento — é o período pré-definido em que os documentos devem permanecer guardados. Em outras palavras, é o seu tempo de vida útil.

Quanto tempo devemos guardar um atestado?

Documento Período
Atestado Médico 5 anos durante o emprego, até 2 anos após a rescisão *vide GPS
Autorização para desconto não previsto em lei 5 anos durante o emprego, até 2 anos após a rescisão
Aviso Prévio 2 anos
CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados 3 anos a contar da data da postagem