Qual o papel da escola na identificacao da dislexia?

Qual o papel da escola na identificação da dislexia?

Trata-se de um programa instrucional, multinível, voltado para prevenção, identificação e intervenção das dificuldades de aprendizagem. Por meio do mesmo se pode identificar crianças com fatores de risco para transtornos de aprendizagem, como é o caso da dislexia.

Quais encaminhamentos e intervenções são possíveis realizar em uma escola com uma criança com suspeita de dislexia?

Jogos, leituras compartilhadas, atividades específicas para desenvolver a escrita e habilidades de memória e atenção fazem parte do processo de intervenção. À medida que o disléxico se percebe capaz de produzir poderá avançar no seu processo de aprendizagem e iniciar o resgate de sua auto-estima.

Qual o tratamento para a dislexia?

O tratamento. Embora a dislexia não tenha cura, é possível levar uma vida normal se houver suporte especializado desde cedo. O tratamento com fonoaudiólogo e psicólogo permite criar estratégias para superar as dificuldades com as palavras e outras eventuais barreiras no dia a dia.

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Quais são os principais critérios de diagnóstico da dislexia?

Os principais critérios de diagnóstico da Dislexia são alterações na leitura, na escrita e nas funções neurocognitivas. Critérios de diagnóstico do DSM-5.

Como especificar a dislexia?

Se o termo Dislexia é usado para especificar este padrão particular de dificuldades, é também importante especificar quaisquer dificuldades adicionais que estejam presentes, tais como dificuldades na compreensão da leitura ou no raciocínio matemático. Nota.

Qual a evolução da dislexia?

Sendo uma perturbação de origem genética a dislexia permanece ao longo da vida; a evolução e o prognóstico dependem da severidade do défice, das capacidades cognitivas de aprendizagem, das comorbilidades, da precocidade e da eficácia da intervenção reeducativa.