Qual o mecanismo das estatinas de um exemplo de farmacos com uma reacao adversa?

Qual o mecanismo das estatinas de um exemplo de fármacos com uma reação adversa?

O mecanismo de ação das estatinas para obtenção da redução do colesterol se deve a inibição da enzima HMG-CoA redutase, por meio de uma afinidade destes fármacos com o sítio ativo da enzima (Figura 3). Esta inibição é reversível e competitiva com o substrato HMG-CoA3.

Qual a enzima bloqueada pela classe de medicamentos denominada estatinas?

Farmacologia. As estatinas têm estrutura esteroide e inibem a enzima HMG-CoA redutase (3-hidroxi-3-metil-glutaril-coenzima A reductase), a enzima responsável pela regulação de colesterol no fígado.

Qual a diferença de eficácia entre as estatinas?

A principal diferença reside na potência da estatina. A sinvastatina 20 mg reduz em média 26\% do LDL colesterol, a atorvastatina 37\% e a rosuvastatina 46\%. Portanto, a escolha da estatina deve ser individualizada, baseada no risco cardiovascular de cada paciente.

Quais são os efeitos adversos mais comuns dos inibidores da HMG-CoA?

EFEITOS ADVERSOS As estatinas são, geralmente, muito bem toleradas pelos pacientes que fazem uso na terapêutica, no entanto, podem ocorrer as seguintes reações adversas: dor de cabeça, mialgia, astenia, prisão de ventre, diarreia vertigem, náuseas e dor abdominal.

LEIA TAMBÉM:   Como posso chamar uma crianca especial?

Quais os remédios que contêm estatinas?

As estatinas reduzem o risco de mortalidade em pessoas com alto risco de doença cardiovascular. As opções existentes no mercado são: Sinvastatina, Atorvastatina, Pravastatina, Rosuvastatina, Lovastatina, Fluvastatina e Pitavastatina.

Quais os nomes das estatinas?

Algumas fórmulas de estatinas são a sinvastatina, atorvastatina, rosuvastatina, fluvastatina, lovastatina, entre outras.

Qual estatina é mais forte?

A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes.

Para que as estatinas são indicadas?

Hoje, as estatinas são drogas anti-aterosclerose. Tanto é verdade que as novas diretrizes de tratamento da dislipidemia indicam estatina baseado no risco cardiovascular. Se um paciente apresenta risco elevado, ele é candidato a usar estatina mesmo com o valor do LDL na faixa normal.

Quais os efeitos colaterais da Pitavastatina?

Reação comum (ocorre entre 1\% e 10\% dos pacientes que utilizam pitavastatina cálcica): Dor nas costas, constipação (intestino preso), diarreia, mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações), cefaleia (dor de cabeça), gripe e nasofaringite (inflamação no nariz e faringe).