Como posso chamar uma crianca especial?

Como posso chamar uma criança especial?

“Pessoas com necessidades especiais” surgiu, a priori, para substituir “deficiência”. Também apareceram expressões como “crianças especiais”, “alunos especiais”, “pacientes especiais”, em uma tentativa de amenizar a contundência da palavra “deficientes”.

Quais os tipos de pessoas com necessidades especiais?

A pessoa especial pode ser portadora de deficiência única ou de deficiência múltipla (associação de uma ou mais deficiências)….As várias deficiências podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles:

  • Deficiência visual.
  • Deficiência motora.
  • Deficiência mental.
  • Deficiência auditiva.
  • Paralisia cerebral.

Por que devem ser atendidas crianças com necessidades especiais?

As crianças que, devido à sua situação específica, tenham necessidades especiais diferentes das outras crianças, devem ser atendidas com uma série de cuidados especiais. Trata-se de crianças com necessidades especiais de saúde, mas também de crianças com dificuldades de aprendizado que passaram por traumas, atrasos no desenvolvimento etc.

LEIA TAMBÉM:   E normal usar pomada ginecologica e sentir colica?

Qual a variabilidade de crianças com necessidades especiais?

Além disso, a variabilidade de grupos de crianças com necessidade especiais é realmente ampla. Por exemplo, podem ser incluídas desde as crianças que manifestem dificuldades de aprendizagem, necessitando de atenção educacional especial, até aquelas crianças com necessidades especiais de saúde.

Qual o significado de “pessoas com necessidades especiais”?

De início, “pessoas com necessidades especiais” representava apenas um novo termo. Depois, com a vigência da Resolução CNE/CEB nº 2 , “necessidades especiais” passou a ser um valor agregado tanto à pessoa com deficiência quanto a outras pessoas.

Por que as crianças são diferentes e especiais?

Todas as crianças são diferentes e especiais. Cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e as suas próprias necessidades educativas, que devem ser respeitadas. O que acontece é que algumas delas, dadas as características que apresentam, se tornam muito diferentes dos seus pares.