Qual o impacto da culpa concorrente na indenizacao?

Qual o impacto da culpa concorrente na indenização?

945. Se a vítima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenização será fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano. Código de Defesa do Consumidor – Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Quem tem o dever de reparar o dano?

Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

O que é dano anímico?

Em outras palavras, pode ser compreendido como o abalo no estado anímico do indivíduo, capaz de incutir sentimentos como dor profunda, vergonha, vexame, constrangimento e humilhação.

O que é culpa concorrente do consumidor?

LEIA TAMBÉM:   Que tipo de mistura e o ouro?

Fala-se em culpa concorrente quando, paralelamente à conduta do agente causador do dano, há também conduta culposa da vítima, de modo que o evento danoso decorre do comportamento culposo de ambos.

O que significa a palavra anímico?

Significado de Anímico adjetivo Que diz respeito à alma ou próprio desta. [Por Extensão] Relacionado com a parte imaterial do homem, com o espírito. [Por Extensão] Próprio da vida, das manifestações corporais.

O que é uma vida anímica?

ANÍMICO (VIDA ANÍMICA): Do Latim animu, que se refere à alma. Psicológico. ASSOCIACIONISMO: Doutrina relativa à associação de ideias; teoria da explicação dos fenômenos psicológicos pela associação de ideias.

Qual é a consequência se houver fato culpa concorrente com o consumidor?

CULPA CONCORRENTE DO CONSUMIDOR. Constatando-se a falha na prestação do serviço, haja vista o excesso de força da equipe de segurança que ao conter consumidor lhe causa lesão, mostra-se patente o dever de indenizar, uma vez que a responsabilidade da requerida é objetiva (Art. 14 CDC).