Índice
Qual o exemplo de mercado de concorrência imperfeita?
O exemplo de mercado de concorrência imperfeita mais conhecido é o monopólio, quando apenas uma empresa possui toda a oferta de um determinado produto ou serviço. Em uma situação em que uma empresa não possui concorrentes, ela pode estipular o preço de seus produtos nos valores que ela bem entender.
Qual a concorrência perfeita no mercado de fatores de produção?
Concorrência perfeita no mercado de fatores de produção. A estrutura de concorrência perfeita não se aplica apenas ao mercado de bens e serviços. Ela também pode ser pensada para o mercado de fatores de produção, que são o conjunto de elementos indispensáveis a um processo produtivo, como a mão de obra e os recursos naturais.
Qual a influência do vendedor no mercado?
Em uma situação de concorrência perfeita, o número de vendedores e consumidores precisaria ser grande o suficiente para que nenhum player do mercado pudesse, sozinho, influenciar o seu equilíbrio. Assim, se um vendedor abaixasse ou aumentasse seu preço deliberadamente, esse movimento não teria influência na dinâmica do mercado como um todo.
Será que o consumidor vai preferir comprar do concorrente?
Isso porque o consumidor vai preferir comprar do concorrente, que oferece um produto semelhante por um preço menor. Porém, tentar abaixar muito o preço do produto em uma situação de Concorrência Perfeita também pode ser prejudicial.
Quais são os mercados perfeitamente competitivos?
Mercados perfeitamente competitivos são desejáveis porque são economicamente eficientes e, desde que não existam externalidades e nada impeça o funcionamento do mercado, o excedente total do consumidor e do produtor é o maior possível.
Por que investir em um mercado eficiente?
Isso significa que, em um mercado eficiente, não há nenhuma maneira para a maioria dos investidores obterem taxas de retorno consistentemente superiores. Assim, para conseguir isso, o investidor não precisa saber apenas mais do que qualquer outra pessoa, mas precisa saber mais do que todas as outras pessoas.
Quais são as formas de eficiência de mercado?
Conforme FAMA (1970) existe 3 (três) formas de eficiência de mercado. Mostra que os preços refletem toda a informação contida nos preços passados, os testes dessa forma procuram mensurar como o passado prediz o futuro.