Qual Imposto sobre distribuicao de lucros?

Qual Imposto sobre distribuição de lucros?

Desde 1995 a distribuição de lucros não é tributada no Brasil. Essa lei determina que os lucros e dividendos pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas não ficam sujeitos à incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Como tributar distribuição de lucros?

A especialista esclarece que, nesse projeto de lei, a distribuição de lucros passa a ser tributada à alíquota de 15\% e vem acompanhada de uma redução do IRPJ e CSLL, entretanto, não na mesma proporção.

Quando é feita a distribuição de lucros?

Quando é feita a distribuição de lucros? Não existe uma lei que determine quando a distribuição de lucros deve acontecer Assim, a periodicidade desse pagamento deve estar definida no Contrato Social da empresa. Dessa forma, a divisão da lucratividade pode acontecer de forma mensal, trimestral, semestral ou anual.

LEIA TAMBÉM:   Quais fatores influenciam a compra?

Como funciona a tributação de dividendos?

Como funciona a tributação de dividendos? Atualmente, o imposto sobre o lucro para as empresas (que não estão no Simples Nacional), de modo geral, funciona assim: O Imposto de Renda sobre o resultado líquido é de 15\%; Se o lucro for maior do que R$ 20 mil por mês do período de apuração, o volume extra é tributado em mais 10\%.

Como ocorre a distribuição de dividendos?

Assim, na sociedade limitada a participação nos resultados da empresa se dá por meio da distribuição de lucros. E na sociedade anônima, acontece por meio da distribuição de dividendos. Na prática, é apenas um nome diferente, já que em ambas se divide o lucro de acordo com as cotas ou ações de cada sócio.

Qual a rentabilidade da distribuição de dividendos?

Embora pareça contraproducente, é uma das variantes que os mercados financeiros nos permitem receber algum cash através da distribuição de dividendos todos os anos. Normalmente, geram uma rentabilidade que oscila entre o 2\% e 10\%, em função das empresas.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as doencas que afetam o cerebro?

Qual a diferença entre dividendos e distribuições de lucro?

A retenção de IR sobre dividendos e distribuições de lucro ainda não aconteceu e mesmo assim, ainda existem companhias que evitam pagar dividendos aos seus acionistas. Já as ações que pagam de forma recorrente, têm a oportunidade de distribuir lucros maiores aos seus acionistas, mas com a retenção de 15\% de IR.