Qual e o protocolo de TEP?

Qual é o protocolo de TEP?

Protocolo para Suspeita de TEP Em outras palavras, é apenas com um protocolo estruturado é que podemos salvar vidas, e ao mesmo tempo evitar gastos desnecessários com coleta de D-dímero, ou ainda com realização de tomografia computadorizada com contraste, um exame de alto custo e cheio de riscos.

Como diagnosticar a TEP?

O diagnóstico do tromboembolismo pulmonar agudo é baseado na probabilidade clínica, uso do dímero D (quando disponível) e na avaliação por imagem. Os principais métodos de imagem utilizados no diagnóstico são representados por cintilografia ventilação-perfusão, angiografia pulmonar e tomografia computadorizada (TC).

Qual o valor normal do dímero D?

A dose profilática deve ser de 1 mg/kg/dia de enoxaparina. Essa dose deve ser ampliada para 1 mg/kg/dia a cada 12 horas se houvessem dois ou mais dos quatro critérios a seguir: D-dímero > 3.000 ng/ml.

LEIA TAMBÉM:   O que e considerado abuso de idoso?

O que é suspeita de TEP?

A tromboembolia pulmonar (TEP) aguda é uma das principais causas de emergência cardiovascular e, em cerca de 25\% dos casos, a manifestação clínica inicial é a morte súbita.

Para que serve o exame de TEP?

OBJETIVO: Avaliar a ocorrência e a correlação de tromboembolismo pulmonar (TEP) e trombose venosa profunda (TVP) por meio de um protocolo único de angiotomografia computadorizada.

Como identificar TEP na tomografia?

A TC de tórax com finalidade de diagnóstico de TEP é realizada com o uso de contraste iodado intravenoso. Para o acesso intravenoso, utiliza-se cateter com calibre de 18 ou 20 e uma veia antecubital como acesso preferencial. O volume de contraste injetado é de 135 mL, com taxa de infusão de 4 mL/s.

Qual o valor do dímero D no diagnóstico do tromboembolismo pulmonar?

O Dímero-D plasmático é um produto de degradação, que tem reação cruzada com a fibrina e, quando dosado através do método ELISA quantitativo, tem se mostrado altamente sensível (acima de 99\%) em casos de TEP ou TVP, com um valor de corte de 500 ug/L.

LEIA TAMBÉM:   Como faco para vender um negocio?

O que é Dimero D no exame de sangue?

Dosagem do Dímero D: O teste positivo para Dímero D indica a presença de níveis anormais de produtos da degradação de fibrina no organismo. A elevação do Dímero D pode ser causada por trombose venosa profunda, coagulação intravascular disseminada, cirurgia, trauma ou infecção recente.

O que é Tromboelite?

O tromboembolismo venoso, coágulo sanguíneo que se forma em uma veia, é uma das doenças vasculares mais frequentes na população.

Qual angiotomografia para TEP?

Tradicionalmente a angiografia pulmonar foi considerada o método padrão ouro para diagnóstico de TEP(2,3). Todavia, a angiografia pulmonar é um método invasivo, disponível em poucos centros e utilizado cada vez menos na avaliação destes pacientes, mesmo quando os outros exames não são conclusivos(4,5).