Qual e o perigo presente em uma familia endogamica?

Qual é o perigo presente em uma família endogâmica?

A endogamia tem, como principais efeitos: Diminuição da variabilidade dos genes, levando à produção de animais mais similares entre si; O aumento da homozigose, podendo levar à depressão endogâmica (em bovinos de corte, foi observada grande por depressão endogâmica para características produtivas e reprodutivas);

O que é relação endogâmica?

Endogamia ou consanguinidade é o método de acasalamento que consiste na união entre indivíduos aparentados, que são geneticamente semelhantes. Quando os pais de um animal possuem um ou mais ancestrais comuns, isto é, são parentes, diz-se que o animal é consanguíneo ou endogâmico.

Porque os casamentos consanguíneos trazem malefícios?

O casamento consanguíneo é o casamento que acontece entre parentes próximos, como tios e sobrinhos ou entre primos, por exemplo, o que pode representar risco para uma futura gestação devido a maior probabilidade de herança de genes recessivos responsáveis por doenças raras.

LEIA TAMBÉM:   Qual o tempo de recuperacao do gato castrado?

Porque quando temos acasalamentos consanguíneos Aumenta-se a chance de aparecer doenças genéticas raras?

Isto é devido ao aumento da chance de ambos terem uma mesma mutação autossômica recessiva, presente na família. Em geral, quando os pais são consanguíneos, eles não têm maiores chances de ter uma criança com condições genéticas que são devidas a mutações genéticas ligadas ao X ou autossômicas dominantes.

Quais os riscos genéticos de casamentos consanguíneos dê exemplos?

Casamento consanguíneo: o que é e quais os riscos para o bebê

  • Surdez congênita, em que a criança já nasce sem conseguir ouvir;
  • Fibrose Cística, que é uma doença hereditária em que as glândulas produzem secreções anormais que interferem no trato digestivo e respiratório, além de aumentar a chance infecções.

Quais são as consequências da endogamia?

A endogamia é capaz de alterar a constituição genética de uma população através do aumento da homozigose e, conseqüentemente, da diminuição da heterozigose. O importante é lembrar que os genes recessivos associados a enfermidades se manifestam em homozigose.

LEIA TAMBÉM:   Porque Mark Harmon saiu de NCIS?

Quais os efeitos da endogamia?

O efeito primário da endogamia é provocar o surgimento de mais pares de genes em homozigose, diminuindo concomitantemente a porcentagem de heterozigotos, acarretando, dessa forma, manifestações de muitos genes recessivos, os quais, geralmente, provocam alguma degeneração na média do mérito individual.