O que e o osso etmoide?

O que é o osso etmóide?

O etmóide é um osso ímpar, simétrico e mediano que, juntamente com os ossos: frontal, parietal, temporal, occipital e esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e algumas regiões comuns a face e ao crânio. O osso etmóide se encontra para trás e abaixo do osso frontal e por diante do osso esfenóide.

Que tipo de osso e o osso etmóide?

O osso etmoide é um osso único e poroso que forma a área média do viscerocrânio e constitui a região médio facial do crânio. Ele contribui para o os limites da órbita, da cavidade nasal, do septo nasal e do assoalho da fossa craniana anterior.

Quais são os acidentes Osseos do osso etmóide?

O etmoide articula-se com 15 ossos:

  • Quatro no neurocrânio: osso frontal, osso esfenoide (no corpo esfenoidal) e duas conchas esfenoidais)
  • Onze no crânio visceral: dois ossos nasais, dois maxilares, dois lacrimais, dois palatinos, duas conchas nasais inferiores, e com o vômer.
LEIA TAMBÉM:   O que aconteceu com a voz da Shakira?

O que é o osso Esfenoide?

O osso esfenóide forma uma cunha central que se articula com todos os outros ossos da região. O esfenóide é composto por um corpo central e três pares de processos: as asas menores, as asas maiores e os pterigóides.

O que é o osso temporal?

O osso temporal é um osso par que contribui para a parede lateral e para a base do crânio, formando parte da fossa média e posterior do crânio. Morfologicamente, o osso temporal difere segundo a idade.

Quais as partes do osso Etmóide?

O Etmoide articula-se com treze ossos: Frontal (1), Esfenoide (1), Nasais (2), Lacrimais (2), Maxilares (2), Palatinos (2), Conchas Nasais Inferiores (2) e o Vômer (1)….Apresenta 4 partes:

  • 1 Lâmina Horizontal (crivosa)
  • 1 Lâmina Perpendicular.
  • 2 Massas Laterais (labirintos)

É correto afirmar que o osso Esfenoide é um osso?

O osso esfenoide é o osso mais complexo do corpo humano. Devido a sua forma, ele também é conhecido como “osso em forma de vespa”. Ele constitui a maior parte da base do crânio e contribui para o assoalho da fossa craniana média.

LEIA TAMBÉM:   O que significa o termo ramp up em vendas?

Qual a função do osso vômer?

O vômer (vómer) é um osso singular que cursa verticalmente no interior da cavidade nasal, separando os lados direito e esquerdo. O vômer (vómer) é parte do septo nasal, que se forma a partir da linha média do viscerocrânio e cria a divisão entre os dois lados simétricos da cavidade nasal.

Quais as partes do osso etmoide?

Qual a classificação do osso Esfenóide?

O esfenóide é um osso complexo situado na base do crânio. Sua porção central, o corpo do esfenóide, é constituída por tecido ósseo esponjoso, em que os espaços medulares estão preenchidos basicamente por tecido adiposo (daí o característico hipersinal na ressonância magnética de crânio).

Que músculo tem origem na fossa escafóide do osso Esfenóide?

Sinônimos: Fossa escafoide do processo pterigóideo medial do osso esfenoide, Fossa escafoide da apófise pterigoide medial do osso esfenoide , mostrar mais… O músculo tensor do véu palatino possui vários locais de origem. Sua fixação anterior se origina na fossa escafoide do processo pterigoide do osso esfenoide.

LEIA TAMBÉM:   Quais riscos podem se eliminar com a esterilizacao dos instrumentos?

Quais são as partes do osso temporal?

Divide-se em três porções: anterior (formando parte da fossa média e com inclinação antero inferior), inferior (relacionada aos grandes vasos e nervos do pescoço) e posterior (relacionada à fossa posterior).