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Qual é o papel do ITIL?
O principal objetivo do ITIL é a melhoria da qualidade dos serviços de tecnologia da informação de uma empresa, por meio de uma gestão com foco no cliente. O trabalho será feito usando um conjunto abrangente de processos e procedimentos de governança, que são separados em disciplinas.
Quando o ITIL foi lançado?
Como exemplo, podemos citar a banco IADES. Eles cobraram tanto o V3 como V4 para a prova do BRB. Bem o ITIL nasce em 1989. Ele foi criado pelo CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), a partir de um pedido do governo britânico que estava preocupado com o nível de qualidade dos serviços de TI.
Onde surgiu a ITIL e em qual contexto?
O ITIL teve sua origem em uma iniciativa governamental. Na década de 1980, o governo britânico intensificou seu programa de informatização, gerando a descentralização do setor de TI, convertendo muitas de suas entidades em organismos globais.
O que é ITIL porque surgiu a necessidade de ter ITIL nas organizações?
As empresas adotam a ITIL por três principais motivos: Melhoria contínua dos serviços de TI; Aumento da satisfação do cliente e do usuário de TI; Valorização dos profissionais de serviços de TI, que ganham um papel estratégico ao prover os serviços.
Quando usar o ITIL?
As vantagens de usar a ITIL são:
- Visão holística dos processos de TI;
- Economia de custos para empresa, com processos mais dinâmicos;
- Padronização dos serviços de TI para a empresa;
- Minimização de erros nos projetos de TI;
- Controle rigoroso de cada etapa dos serviços de TI;
- Aumento do rendimento da área de TI da empresa;
Qual o benefício na utilização do ITIL?
Conheça 6 benefícios do ITIL para a gestão de custos em TI
- Maior alinhamento entre a TI e o negócio.
- Redução de custos.
- Maior visibilidade dos custos de TI.
- Geração de um ambiente de serviço mais estável.
- Possibilidade de fazer um gerenciamento de riscos.
- Facilidade de implementação.
Como foi criado o ITIL?
Criado pela Grã-Bretanha na década de 1980, o ITIL tinha como objetivo inicial organizar os processos de TI do governo. Dessa forma, criou-se um acervo com modelos e exemplos bem-sucedidos de práticas relacionadas à gestão de processos em Tecnologia da Informação.
Quais foram as revisões do ITIL?
O ITIL passou por várias revisões em sua história e atualmente inclui cinco livros, cada um abrangendo vários processos e estágios do ciclo de vida do serviço de TI.
Qual a versão mais recente do ITIL?
O ITIL 4, que começou a ser lançado no primeiro trimestre de 2019, oferece uma versão mais ágil, flexível e personalizável do ITIL que é atualizado para empresas modernas. A versão mais recente incentiva mais colaboração, comunicação em toda a empresa e integração ágil e DevOps nas estratégias de ITSM. O que há no ITIL?
Qual é o significado de Itil?
Information Technology Infrastructure Library. Este é o significado de ITIL, que em português pode ser traduzido como Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Criado pela Grã-Bretanha na década de 1980, o ITIL tinha como objetivo inicial organizar os processos de TI do governo.