Qual e a principal diferenca entre uma mudanca fisica e quimica?

Qual é a principal diferença entre uma mudança física e química?

Um fenômeno físico não altera a composição da matéria, ou seja, aconteça o que for a matéria será a mesma. Já nos fenômenos químicos, a alteração ocorre na natureza da matéria.

São exemplos de transformações químicas?

Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.

Qual é a equação química geral da ferrugem?

Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro) O2 + 2H2O + 4e- → 4OH- (redução do oxigênio) 2Fe + O2 + 2H2O → 2Fe(OH)2 (equação geral)

São exemplos de transformações físicas?

Como exemplos de transformações físicas temos: aquecer água, o cair das folhas no outono, um vidro que se parte, evaporação de uma substância, alongamento de uma mola elástica, entre outros.

LEIA TAMBÉM:   Como declarar Imposto de Renda Renda recebida do exterior?

Qual a diferença entre uma transformação física?

Na transformação física ocorre apenas uma mudança de estado físico sem alterar a composição da substância. Por exemplo, o ciclo da água. Já na transformação química pode também haver uma mudança de estado físico, porém ocorre, obrigatoriamente, uma alteração na composição da matéria.

Qual é a diferença entre uma transformação física?

Para resumir, uma transformação química envolve reações químicas, que por sua vez vão formar novos compostos ou substâncias. Já a transformação física exige que a substância continue sendo a mesma, apenas com alteração do seu estado físico ou organização da matéria.

O que é transformação física e química exemplos?

Por exemplo, quando misturamos ferro e enxofre obtemos uma mistura de cor diferente das substâncias, se observadas separadamente. Dessa forma, o ferro não pode mais ser separado, pois foi transformado em outra substância. Chegamos a conclusão que: uma mistura é um fenômeno físico, já uma reação é um fenômeno químico.

São exemplos de transformações mecânicas?

Transformações por ação mecânica

  • Acender um fósforo é uma. transformação por ação mecânica. Existem algumas substâncias que se transformam por ação mecânica, ou seja quando há um choque ou uma fricção entre elas.
  • A implosão de um prédio. Fig.
  • Abertura de um “airbag”
LEIA TAMBÉM:   Como surgiu a figura do farao?

Quais são os reagentes da ferrugem?

Bastam três ingredientes: ferro, água e ar. “A ferrugem é o resultado da reação entre o ferro e o oxigênio”, diz o químico Jorge Masini, da USP. Ou seja: quando esses dois elementos se juntam, tendem a se unir para formar um terceiro: o óxido de ferro – ou “ferrugem”, na linguagem popular.

Quais substâncias podemos encontrar na fórmula molecular da ferrugem?

Na formação da ferrugem, ocorre a oxidação do ferro e redução do oxigênio. A soma das duas equações leva à equação geral da formação da ferrugem: Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro) Geralmente o Fe(OH)2 (hidróxido de ferro II) é oxidado a Fe(OH)3 (hidróxido de ferro III), que é muitas vezes representado por Fe2O3 .

Como fazer uma transformação física?

Ao aquecermos a água ela vaporiza, se congelarmos a água ela solidifica, e quando a colocamos na temperatura ambiente ela retorna ao estado líquido. A água em diferentes estados tem suas moléculas rearranjadas, mas a sua composição é a mesma. Por isso, temos uma transformação física.

LEIA TAMBÉM:   Como higienizar a glande do bebe?

O que são fenômenos físicos exemplos?

Os fenômenos físicos são aqueles em que a constituição do material não muda. Por exemplo, digamos que você amasse um papel. Nesse caso, ele sofreu uma transformação na sua forma, tamanho e aparência, mas continua sendo um papel. Esse é, portanto, um fenômeno físico.