Qual e a importancia do sensoriamento remoto?

Qual é a importância do sensoriamento remoto?

O sensoriamento remoto é uma técnica que vem ganhando novos mercados e aplicações nos últimos anos. Esta técnica é capaz de revelar dados geográficos e até mesmo históricos de espaços naturais, como por exemplo, a distribuição das áreas florestais e o avanço do desmatamento em determinada região.

O que é sensoriamento remoto e sua função?

Sensoriamento remoto é um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção de imagens à distância, sobre a superfície terrestre. Estas imagens são adquiridas através de aparelhos denominados sensores remotos.

Qual foi o primeiro dispositivo utilizado no sensoriamento remoto?

Assim, no dia 1 de abril de 1960 foi lançado, pelos Estados Unidos, o primeiro satélite meteorológico, o TIROS-1 (Television and Infrared Observation Satellite).

LEIA TAMBÉM:   O que e consulta compartilhada SUS?

Qual o primeiro sistema de sensoriamento lançado?

O primeiro foi pela primeira vez lançado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) em 1972, tendo outras versões mais modernas construídas posteriormente, de modo que a mais recente é a Landsat 7.

Qual o funcionamento do sensoriamento remoto e dê exemplos?

Sensoriamento remoto é o uso de radiação eletromagnética para recolher imagens e dados sobre a superfície terrestre. Normalmente, os sensores que coletam os dados são transportados por satélites, aeronaves e drones, mas podem ser transportados também por qualquer outro meio, como carros ou pessoas.

O que é sistema de sensores?

Equipamento capaz de transformar alguma forma de energia em um sinal passível de ser convertido em informação sobre o ambiente. No caso específico do sensoriamento remoto, a energia utilizada e a radiação eletromagnética (Novo, 1989).

O que o geoprocessamento proporcionou para ser considerado tão importante desde o seu aparecimento até os dias de hoje?

Através do geoprocessamento, a produção de mapas deixou de ser realizada necessariamente a partir de medições técnicas e observações superficiais, o que colaborou para o aumento da precisão das representações gráficas e na melhoria das qualidades das informações obtidas.

LEIA TAMBÉM:   Como citar professor orientador em artigo?

Como é possível interpretar as imagens de satélite?

No processo de interpretação de uma imagem, ou seja, de identificação dos objetos nela representados, utilizamos as variações de cor, forma, tamanho, textura (impressão de rugosidade), localização e contexto. Assim, na imagem colorida, identificamos o rio Parnaíba pela forma linear.

Quais foram os primeiros produtos orbitais do sensoriamento remoto e foram vinculados à qual plataforma?

As primeiras plataformas espaciais de sensoriamento remoto foram os satélites meteorológicos da série TIROS (Television Infrared Observation Sattelite) lançado pela primeira vez em 1960.

Quem criou o sensoriamento remoto?

As primeiras teorias e técnicas, indispensáveis ao avanço do sensoriamento remoto, precederam à corrida espacial. Cabe destacar a teoria clássica do eletromagnetismo (James Clerk Maxwell, 1831-1879), o aprimoramento da aerofotografia (~1909), o desenvolvimento do radar (~1930) e de sensores infravermelhos (~1940).