Qual e a funcao do congelamento?

Qual é a função do congelamento?

O congelamento é um eficiente sistema de conservação de alimentos que retarda o processo de desenvolvimento de microrganismos e da atividade das enzimas produzidas por estes, consequentemente, diminuindo o processo de deterioração.

Qual a função do congelamento das carnes?

Na carne congelada, a atividade microbiana é paralisada, a enzimática, bem como a velocidade de reações químicas é substancialmente reduzida. A congelação é um excelente método de conservação da carne porque ocorrem alterações menores do qualquer outro método de conservação de alimentos.

Como é feito o congelamento de alimentos?

Durante o processo de congelamento, ocorre modifica- ção do estado do alimento, devido à cristalização da água existente nele. A velocidade de cristalização é muito importante, devido à formação de cristais de ge- lo.

LEIA TAMBÉM:   Porque a maioria dos estudiosos concordam que os primeiros seres humanos surgiram na Africa?

Qual a importância do congelamento dos alimentos?

O congelamento é um eficiente sistema de conservação de alimentos, retirando-lhes o calor até que a temperatura apropriada atinja seu interior. Uma vez congelado, o alimento se torna rígido. Nesse estágio, o desenvolvimento de microrganismos e o consequente processo de deterioração são drasticamente retardados.

Por que no congelamento a vida útil dos produtos é maior quando comparadas com a refrigeração?

Enquanto na refrigeração utilizam-se temperaturas acima do ponto de congelamento, normalmente ao redor de 5°C, no congelamento as temperaturas giram em torno de -18°C. Consequentemente, tanto os possíveis danos ao alimento como o aumento da vida de prateleira são bem menores na refrigeração.

Quais as alterações que a carne pode sofrer em consequência do tipo de congelamento a qual foi submetida?

Algumas características da carne podem ser afetadas quando congeladas ou armazenadas em temperaturas abaixo do ponto de congelamento. Mudanças no teor de umidade, cor, pH, maciez; desnaturação e oxidação de proteínas; oxidação de lipídeos e alterações na carga microbiana podem ser observados8.

LEIA TAMBÉM:   Como era a Casa da Moeda antigamente?

Como atua na carne a refrigeração e congelamento de modo a propiciar a conservação da carne?

Se a temperatura da carne é reduzida abaixo de -2ºC, o produto se congela, modificando seu estado físico e diminuindo a velocidade das reações químicas e enzimáticas. Na refrigeração de carnes emprega-se temperaturas – 1 a 5ºC e congelação o uso de temperaturas inferiores ao ponto crioscópico (- 2ºC).