Qual e a etiologia da doenca periodontal?

Qual é a etiologia da doença periodontal?

Estudos afirmam que a etiologia da doença periodontal e gengival é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico (origem e causa).

Qual a radiografia mais indicada para avaliar a doença periodontal com início de perda óssea?

CONCLUSÃO: O exame periapical pode ser considerado o melhor método radiográfico para avaliar o nível da perda óssea alveolar e, por conseguinte, ajudar no diagnóstico da doença periodontal.

Onde se manifesta uma doença periodontal?

A doença periodontal acomete as estruturas do periodonto. Perio significa ao redor. Dontal refere-se a dentes. Logo, doenças periodontais são infecções das estruturas situadas ao redor dos dentes, as quais incluem gengivas, ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.

Quais são os fatores predisponentes da doença periodontal?

Causas e fatores de risco da periodontite

  • Gengivite.
  • Obesidade.
  • Histórico familiar.
  • Tabagismo.
  • Medicamentos que reduzem a produção de saliva.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids.
  • Diabetes.
LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo uma embarcacao estrangeira pode ficar no Brasil?

É um fator modificador da doença periodontal?

O Fumo Como Fator Modificador da Doença Periodontal.

Como identificar perda óssea na panoramica?

O índice utilizado para a detecção de perda óssea é chamado “índice da cortical mandibular”, em que o dentista analisa qualitativamente a cortical da mandíbula, que fica na parte inferior entre o pré molar e o segundo molar.

Como são aferidos o sangramento a sondagem a profundidade de sondagem e o nível de inserção clínico?

No exame clínico com a sonda periodontal, a profundidade de sondagem é medida em até seis locais por dente com precisão milimétrica. Especificamente, a distância entre a margem gengival e a parte inferior da bolsa é medida.

Como podemos classificar doença periodontal?

Grau 1: bolsa periodontal estreita e profunda em uma superfície radicular. Grau 2: bolsa periodontal larga e profunda em uma superfície radicular. Grau 3: bolsas periodontais profundas em duas ou mais superfícies radiculares. Grau 1: bolsa periodontal estreita e profunda em uma superfície radicular.

Qual a diferença entre periodontite e doença periodontal?

A gengivite é marcada pelo inchaço e vermelhidão das gengivas. Uma outra característica que aponta sua presença é o sangramento na hora que o paciente escova os dentes ou passa o fio dental. A periodontite, por outro lado, tem sintomas e riscos ainda mais perigosos, sendo uma segunda fase desta primeira doença.

LEIA TAMBÉM:   Como descobrir tempo juros compostos?

Qual exame detecta periodontite?

O diagnóstico da periodontite é realizado em consultório após o exame clínico e radiográfico.

Como classificar a doença periodontal?

A periodontite foi classificada em crônica e agressiva localizada ou generalizada, doença periodontal necrosante e doença periodontal como manifestação de doenças sistêmicas. Nota-se que na classificação de 2017 foi desvinculada a questão da idade dos pacientes.

Quais os sintomas de doença periodontal?

Sintomas e sinais

  • Mau hálito.
  • Inflamação gengival.
  • Sangramentos na boca (especialmente durante a escovação)
  • Gengivas com cor mais escura.
  • Dores.

Quais os fatores que implicam na etiopatogenia da doença periodontal?

Houve associação entre a condição periodontal e as variáveis: gênero, renda, nível de higiene bucal e uso do fio dental (p < 0,05); entretanto, não houve associação entre aquela e o CPO-D da amostra (p = 0,48).

Qual o primeiro sinal da doença periodontal?

No primeiro estágio, da gengivite, os sintomas mais comuns são: inchaço nas gengivas, sangramento na hora de escovar os dentes e mau hálito. Já quando a doença está mais avançada apresenta dentes amolecidos, pus visível em torno dos dentes, dores ao mastigar alimentos e sensibilidade excessiva nos dentes.

LEIA TAMBÉM:   Porque e importante fazer exame de vista?

Como é feito o tratamento da doença periodontal em cães?

Tratamento de doença periodontal em cães. O tratamento da doença periodontal é realizado pelo médico veterinário, através de procedimentos em que o tártaro e os dentes não saudáveis são removidos, sob anestesia – procedimento que se denomina por destartarização.

Será que a doença periodontal em cães e gatos é pouco explorada?

Nesse cenário, a doença periodontal em cães e gatos aparece como um tema ainda pouco abordado pelos veterinários que atuam na área. A própria periodontia veterinária, área da odontologia que trata da saúde bucal, especialmente de gengivas e demais estruturas ao redor do dente, ainda é pouco explorada.

Qual a causa da doença periodontal?

A doença periodontal caracteriza-se pela infeção/ inflamação da gengiva e tecidos de sustentação do dente (periodonto). Esta doença afeta cerca de 70\% dos cães e é mais comum em cães mais idosos devido à acumulação de tártaro e placa bacteriana ao longo dos anos.

Qual o objetivo da terapia periodontal?

A terapia periodontal tem como principal objetivo impedir a progressão da doença periodontal. Deve ser instalado um plano terapêutico que envolva o controle diário da placa bacteriana de forma a evitar a recorrência da doença.