Qual e a causa do gigantismo?

Qual é a causa do gigantismo?

A hiperprodução do hormônio do crescimento provoca crescimento excessivo. Em crianças, esse quadro clínico é chamado de gigantismo. Em adultos, é chamado de acromegalia. O hormônio do crescimento excessivo é quase sempre provocado por um tumor da hipófise não canceroso (benigno).

Quando ocorre o gigantismo?

Ocorre gigantismo se a hipersecreção de GH começar na infância, antes do fechamento das epífises. Acromegalia envolve hipersecreção de GH começando na idade adulta; uma variedade de anormalidades ósseas e de tecidos moles se desenvolve.

O que é a doença de gigantismo?

Acromegalia é uma doença crônica provocada por excesso de produção do hormônio do crescimento (GH) na vida adulta, fase em que as cartilagens de crescimento já estão fechadas. Se ele for produzido em excesso na infância ou puberdade, antes do fechamento dessas cartilagens, a doença é chamada de gigantismo.

LEIA TAMBÉM:   Quem tem direito a aposentadoria por tempo de contribuicao?

Quais são os primeiros sintomas de gigantismo?

Principais sintomas

  • Formigamento ou queimação nas mãos e pés;
  • Excesso de glicose no sangue;
  • Pressão alta;
  • Dor e inchaço nas articulações;
  • Visão dupla;
  • Mandíbula aumentada;
  • Alteração na locomoção;
  • Crescimento da língua;

O que pode provocar a acromegalia?

Acromegalia é uma doença rara causada pela produção excessiva do hormônio do crescimento e de uma proteína chamada IGF-1. O que mais caracteriza esta doença é o crescimento exagerado de partes do corpo como mãos, pés e nariz, mas ela pode gerar complicações como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca.

Qual a principal causa da DGH?

A principal causa da DGH congênita é a deficiência no hormônio GHRH, responsável pela estimulação e pela liberação do GH.

Quando ocorre a acromegalia?

A hipersecreção de GH se inicia entre 20 e 40 anos de idade. Quando a hipersecreção de GH se inicia após o fechamento das epífises, as manifestações clínicas iniciais são espessamento das características faciais (ver Prancha 21) e aumento de tecidos moles nas mãos e nos pés.

LEIA TAMBÉM:   Como informar que o empregado e pessoa com deficiencia?

Qual altura é considerado gigantismo?

O gigantismo é causado pela excessiva secreção do hormônio do crescimento durante a fase de crescimento. Pessoas com o distúrbio podem alcançar estaturas entre 2,30m e 2,72m. Na maioria dos casos, está associado a tumores benignos na hipófise, mas também pode ter relação com outras doenças.

Tem cura para gigantismo?

Cerca de 80\% dos casos de gigantismo causados ​​pelo tipo mais comum de tumor na hipófise são curados com a cirurgia.

Qual a glândula responsável pelo gigantismo?

O gigantismo é uma doença em que existe um tumor nas células que produzem o GH na hipófise durante a infância ou adolescência levando a um aumento em sua produção.

Como diagnosticar o gigantismo?

O diagnóstico é clínico, por meio de radiografias de crânio e mãos e medida das concentrações de GH. O tratamento envolve remoção ou destruição do adenoma responsável. O hormônio do crescimento (GH) estimula o crescimento somático e regula o metabolismo.

Como é feito o diagnóstico de acromegalia?

O diagnóstico de acromegalia se inicia com a suspeita clínica, e após isso por comprovação de excesso hormonal em exames laboratoriais e por exames de imagem para determinação da causa de excesso de GH.