Como saber se hipotireoidismo esta controlado?

Como saber se hipotireoidismo está controlado?

No exame clínico, o endocrinologista apalpa o pescoço para ver se há alguma alteração na tireoide. Porém, para confirmar se a glândula está trabalhando lentamente, é preciso fazer um exame de sangue. O teste consegue medir as dosagens de T3 e T4. Se a dupla estiver lá embaixo, há suspeita de hipotireoidismo.

Quais são os tipos de hipotiroidismo?

Pontos-chave. O hipotireoidismo primário é mais comum; ele ocorre por causa de doença da tireoide, e os níveis de hormônio estimulante da tiroide (TSH) são altos. O hipotireoidismo secundário é menos comum; ele é devido a doenças hipofisárias ou hipotalâmicas, e os níveis de TSH são baixos.

Qual é a taxa normal do hipotireoidismo?

<4,5 μUI/mL: níveis normais de TSH no sangue, com baixa probabilidade de hipotireoidismo. de 4,5 a 10 μUI/mL: alteração no nível de TSH no sangue, podendo indicar um caso de hipotireodismo. > 10 μUI/mL: nível alto de TSH, com grandes chances de hipotireoidismo.

LEIA TAMBÉM:   Quanto e a diaria de um home care?

Como é feito o diagnóstico de hipotireoidismo?

O diagnóstico laboratorial do hipotireoidismo é feito através da dosagem sérica de TSH e T4 livre (T4L). O TSH é padrão-ouro para avaliação da função tireoidiana, com sensibilidade de 98\% e especificidade de 92\% para definição do diagnóstico.

Quando saber que está com hipotireoidismo?

O hipotireoidismo ocorre quando não há a produção necessária dos hormônios da tireoide, causando sintomas como:

  • Perda de apetite;
  • Facilidade em ganhar peso;
  • Sonolência;
  • Fadiga;
  • Redução dos batimentos cardíacos;
  • Dificuldade de raciocínio.
  • Desânimo.

Como interpretar exame de sangue tireoide?

O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo. Essa patologia é caracterizada pela produção insuficiente de de hormônios T3 e T4.