Qual é a Amazônia?

A Amazônia é um importante bioma com território que corresponde a 6,9 milhões de km² e abrange nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname.

Quais são os riscos para a Amazônia?

Um dos riscos é que a Amazônia transforme-se em uma grande savana em até 50 anos. Para frear as ameaças que colocam em risco a manutenção da floresta em pé, algumas ações podem ser adotadas e muitas delas já mostram resultados positivos. Regularização fundiária. Leia mais sobre o Desmatamento na Amazônia.

Qual o conceito de Amazônia Legal?

O conceito de Amazônia Legal foi instituído pelo governo brasileiro como forma de planejar e promover o desenvolvimento social e econômico dos estados da região amazônica, que historicamente compartilham os mesmos desafios econômicos, políticos e sociais.

Quais são os principais problemas ambientais na Amazônia?

LEIA TAMBÉM:   Quais os objetivos da Psicologia Escolar?

Muitos problemas ambientais causam o desequilíbrio dos ecossistemas presentes na Amazônia. Os principais são: Falta de fiscalização. Estudos indicam que grande parte desse bioma já foi degradado pela ação humana, ou seja, o equivalente a quase 20\% de seu total.

Qual a vegetação da Amazônia?

A vegetação da Amazônia é densa e formada por árvores de grande porte. Algumas das árvores nativas da Amazônia são: andiroba, pupunha, açaí, seringueira, mogno, cedro, sumaúma e castanheira. Veja também: Vegetação do Brasil.

Quais os flavonoides presentes na maçã?

Possui também polifenóis, que têm efeitos antioxidantes e pode diminuir a pressão arterial. Uma pesquisa da Medical University of Warsaw comprovou que os flavonoides presentes na maçã afastam as doenças cardíacas, diminuindo a pressão arterial, reduzindo a oxidação do colesterol e atuando como antioxidantes.

Qual o bioma da Amazônia?

O bioma Amazônia detém uma das últimas grandes reservas de madeira tropical do mundo. O processo de degradação da Amazônia é, principalmente, devido a exploração desordenada de madeira. O desmatamento e a extensão dos incêndios florestais na região amazônica despertou toda a atenção global no ano de 2019.