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Qual a relação dos jesuítas com a educação durante o período colonial?
Os jesuítas combinavam a catequese e o ensino em suas práticas, ou seja, à aprendizagem de seus trabalhos. Porém, o processo acontecia com uma distinta divisão social, sendo a catequese direcionada aos indígenas, praticada nos aldeamentos, e a educação à elite, ensinada nos colégios religiosos.
Quais eram os sistemas de ensino utilizados por alguns professores naquela época?
A formação das escolas normais foi promulgada pelo ato adicional em 1834. Foram criados os sistemas de ensino de 1º e 2º grau e de formação de professores. Com tais mecanismos os professores (padres jesuítas) aplicavam as técnicas mnemônicas.
Quais eram as duas áreas de ensino no tempo da colonização no Brasil?
A educação dos jesuítas centrava-se nos princípios da educação liberal da Idade Média, isto é, no método do Trivum e do Quadrivium. Entretanto, o que se ensinava no Brasil Colônia era basicamente a primeira parte: as disciplinas associadas ao Trivium, como gramática e retórica.
Como o Brasil se transformou desde a época colonial portuguesa?
O Brasil transformou-se desde a época colonial portuguesa, em uma sociedade dominada por grandes latifundiários. Essa transformação provocou profundas convulsões, numa direção flutuante, do ponto de vista tanto econômico como educacional.
Qual a origem das escolas normais?
“As escolas normais estão na origem de uma profunda mudança, de uma verdadeira mutação sociológica, do pessoal docente primário. Sob sua ação, os mestres miseráveis e pouco instruídos do início do Século XIX vão, em algumas décadas ceder lugar a profissionais mais formados para a atividade docente” (Lopes, 2000: 101).
Qual a função do docente na corporação militar?
Nessa época, foram nomeados 120 professores para a iniciação de uma nova aprendizagem, sendo que Dom João VI enviou à Inglaterra alguns educadores para estudar um novo método para a implantação no interior da corporação militar. Com o passar do tempo, a função do docente mudou radicalmente.