Qual a origem da menta?

Qual a origem da menta?

O gênero Mentha é originário da América do Norte, da Ásia e da Europa. Ela aparece em todas as listas de ervas da antiguidade: na Bíblia aparece como dízimo; os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados (OKA & ROPERTO, 2007).

Como é produzida a menta?

A menta e a hortelã são plantas da família Lamiaceae, do gênero Mentha. Mentha piperita é o nome científico da hortelã e Mentha spicata, o da menta. Esse gênero se distribui pela América do Norte, Austrália e Ásia e possui aproximadamente 50 espécies conhecidas.

Como é a folha da menta?

As suas folhas são pontiagudas, compridas e estreitas, além de estarem dispostas em forma de uma espiga larga. Outra característica que ajuda a distingui-la da menta é a presença de uma pequena haste que liga a planta ao caule principal. Já a menta tem um sabor mais suave que o da hortelã.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer na primeira semana de aula 1o ano?

O que é menta fresca?

Mentha Spicata (menta) A menta possui um sabor bem mais suave que o da hortelã e é muito utilizada como tempero, principalmente em comidas árabes e sobremesas!

Qual é a origem do nome hortelã?

HORTELÃ-MENTA O nome latino ‘mentha’ vem de ‘menthe’, uma encantadora ninfa que foi transformada em planta de hortelã por Prosérpina, mulher de Plutão, num ataque de ciúmes. A hortelã simboliza a hospitalidade. Repele ratos e ratazanas, alivia picadas de vespa e foi usada pelos romanos para branquear os dentes.

O que é mais forte menta ou hortelã?

Porém, popularmente no Brasil, costuma-se chamar de hortelã a Mentha piperita (seu nome científico), e de menta, a Mentha spicata. Há ainda sutis diferenças no paladar. Enquanto a hortelã tem sabor mais forte e picante, a menta é mais suave.

Qual é a diferença entre menta e hortelã?

Porém, popularmente no Brasil, costuma-se chamar de hortelã a Mentha piperita (seu nome científico), e de menta, a Mentha spicata. Há ainda sutis diferenças no paladar. Enquanto a hortelã tem sabor mais forte e picante, a menta é mais suave. Uma dupla perfeita para temperos e, principalmente, sucos e drinques.

LEIA TAMBÉM:   Por que o financiamento e mais dificil para ser aprovado *?

Para que serve folhas de menta?

O chá de menta é conhecido por melhorar as náuseas e a indigestão, porque ele aumenta o fluxo da bile, dessa forma aumentando a velocidade com que o organismo digere os alimentos. Além disso, ele também ajuda a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Quais os tipos de menta?

Espécies

  • Mentha alopecuroides.
  • Mentha aquatica.
  • Mentha arvensis.
  • Mentha australis.
  • Mentha austriaca.
  • Mentha cervina.
  • Mentha citrata.
  • Mentha cunninghamii.

O que fazer com menta fresca?

Saladas. Além de simplesmente adicionar as folhas de menta na salada, junto com tomates, alface, rabanete e cebola, que tal preparar um molho de iogurte com elas? É ótimo também para comer com bastonetes de cenoura, aipo ou pepino. Pique as folhas e misture-as ao iogurte com um pouco de sal, pimenta e azeite de oliva.