Qual a norma regulamentadora que trata de trabalho em altura?

Qual a norma regulamentadora que trata de trabalho em altura?

35 (NR-35) Uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis. Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas.

O que trata a norma regulamentadora 35?

A NR 35 aborda sobre o trabalho em altura. Todos nós sabemos que trabalhar em locais altos, sem equipamentos de segurança que mantenham o trabalhador preso em caso de queda ou sem um treinamento que evidencie a conduta adequada, viola os princípios de segurança no trabalho.

O que são condições impeditivas de trabalho em altura?

Condições impeditivas: situações que impedem a realização ou continuidade do serviço que possam colocar em risco a saúde ou a integridade física do trabalhador.

LEIA TAMBÉM:   Como rescindir um contrato de licitacao?

Como caracterizar trabalho em altura?

A NR 35 responde: toda atividade executada acima de 2 m do nível inferior, onde existe o risco de queda, é considerada trabalho em altura. Quedas por falta de segurança no trabalho em altura estão dentre as principais causas de morte de trabalhadores da construção civil.

Quais são os níveis de risco NR 35?

Saiba o que é a NR 35 – Trabalho em Altura Pela NR 35 Altura, é considerado trabalho desse tipo toda atividade que seja executada acima de dois metros do nível inferior, havendo risco de queda.

Quais os risco em trabalho em altura?

O trabalho em altura envolve diversos riscos, não só o de queda, mas diversos como choque elétrico, riscos derivados de trabalho em espaços confinados, dentre muitos outros que irão variar de acordo com a ocupação.

Qual a norma que regulamenta o trabalho em altura?

A NR-35, norma que regulamenta o trabalho em altura, não menciona o peso do usuário, afirmando que “cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura (…) voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais”.

LEIA TAMBÉM:   Como faco para vender um negocio?

Quais são as regras do trabalho em altura?

As regras são determinadas pela norma regulamentadora (NR) 35, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a qual define o que é considerado trabalho em altura e as medidas de proteção para preservar a integridade física do colaborador.

Como evitar o trabalho em altura?

Toda atividade em altura deve ser cuidadosamente planejada e documentada. Inicialmente, devem ser investigados meios alternativos para a execução do trabalho, de forma a evitar o trabalho em altura. Se não for possível, é necessário que se delimitem medidas para eliminar os riscos e minimizar as consequências de possíveis quedas.

Qual a lei que regulamenta e altera o código do trabalho?

Lei n.º 105/2009, de 14 de setembro, que regulamenta e altera o Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, e procede à primeira alteração da Lei n.º 4/2008, de 7 de fevereiro (contratos de trabalho dos profissionais de espetáculos)