Qual a importancia do monitoramento de pragas?

Qual a importância do monitoramento de pragas?

O monitoramento de pragas na lavoura é fundamental na tomada de decisão. Essa prática determina a situação das pragas na cultura, avalia os danos e prejuízos que podem estar ocorrendo e define o momento da aplicação de inseticida. Com essas informações a tomada de decisão se tornar mais assertiva.

O que é o que é combate ou controle biológico?

Controle biológico é definido como “o uso de organismos vivos para suprimir a população de uma praga específica, tornando-a menos abundante ou menos danosa”.

Qual a importância do monitoramento para o controle de doenças de plantas?

A prática faz parte das Boas Práticas Agronômicas para manejo das culturas Bt. Ela é fundamental na tomada de decisão sobre o momento ideal e o tipo de controle de pragas a ser realizado na lavoura. Assim, o monitoramento é a base de todo e qualquer programa de manejo integrado de pragas.

LEIA TAMBÉM:   Quando usar Presidente com letra maiuscula?

O que é Monitoramento de pragas?

O monitoramento de pragas é uma prática fundamental para garantir a produtividade nos cultivos agrícolas. Saber o momento da entrada da praga no campo, Determinar a situação destas na cultura, Avaliar o nível de dano econômico e.

Qual a importância do monitoramento de pragas e doenças em ambientes agrícolas?

“O conhecimento da lavoura e das pragas permite identificar o momento em que uma praga pode causar mais prejuízos, dessa forma auxiliar na tomada de decisão de táticas de controle.”

Como pode ser feito o monitoramento no manejo de doenças de plantas?

Ele deve ser feito regularmente para que se conheça a densidade populacional ou nível de danos de uma praga na lavoura. O monitoramento é feito por meio de amostragens. Como você pôde ver no infográfico, cada tamanho de área em hectares tem um número recomendado de pontos de amostragens.

Por que o monitoramento da população de pragas nas lavouras ajuda no seu controle?

Segundo a EMBRAPA através do monitoramento de pragas é possível reduzir até 50\% dos custos com aplicação. Além disso, durante o monitoramento é possível registrar também a presença de inimigos naturais e escolher defensivos que sejam mais seletivos e favoreçam a presença desses agentes de controle natural.

LEIA TAMBÉM:   O que representou a colonizacao europeia no novo mundo?

Como fazer um monitoramento de pragas?

Monitoramento de pragas: o manejo que pode salvar sua lavoura

  1. Saber o momento da entrada da praga no campo,
  2. Determinar a situação destas na cultura,
  3. Avaliar o nível de dano econômico e.
  4. Realizar a aplicação de defensivos no momento certo e com mais efetividade.