Qual a importancia do escore de condicao corporal durante as diferentes fases produtivas?

Qual a importância do escore de condição corporal durante as diferentes fases produtivas?

A importância da avaliação do escore corporal decorre do conhecimento sobre a partição de nutrientes da dieta de acordo com a priorização das necessidades do animal. O conhecimento do ECC do rebanho contribui para a tomada de decisões sobre medidas de impacto na produção e nos custos do empreendimento pecuário.

Como deve ser feita a avaliação do escore da condição corporal?

A condição corporal deve ser avaliada, preferencialmente, no período da manhã, após jejum de água e alimento, pela observação e/ou palpação de estruturas do corpo dos animais. Pode ser aplicada a várias categorias sendo, no entanto, mais freqüente para fêmeas em reprodução (novilhas e vacas).

LEIA TAMBÉM:   Quais as medidas econômicas tomadas durante a ditadura militar no Brasil?

Como podemos realizar a avaliação do escore de condição corporal Qual a importância dessa ferramenta?

A avaliação do escore de condição corporal Os animais são classificados de acordo com a quantidade de reservas teciduais, sobretudo de gordura e de músculos, em determinadas regiões do corpo, tais como algumas protuberâncias ósseas: Costelas; Processos espinhosos da coluna vertebral; Vértebras lombares.

Por que é importante fazer escore da condição corporal ECC em vacas de leite?

Por que fazer escore da condição corporal (ECC) em vacas de leite? O ECC deve ser feito para encontrar o equilíbrio entre o manejo alimentar e a viabilidade econômica da atividade leiteira, sempre buscando a máxima produção e o bem estar animal.

Como os bovinos leite e corte podem ser classificados quanto ao escore corporal?

Hoje, a escala do escore da condição corporal dos bovinos de leite mais utilizada varia de 1 a 5 (EDMUNDSON et al., 1989). O primeiro nível serve para indicar que a vaca está extremamente magra, enquanto o quinto nível aponta para gordura excessiva (veja quadro abaixo).

LEIA TAMBÉM:   O que vem em um aparelho de jantar completo?

Qual a importância do escore corporal da vaca ao parir?

O ECC é particularmente útil na secagem e no pré-parto, pois o objetivo é assegurar que as vacas tenham condição corporal adequada ao parto, para que a ocorrência de problemas fique reduzida.

Quais os pontos no animal que devem ser observados quando se está avaliando o escore de condição corporal?

Alguns métodos envolvem a palpação de algumas áreas, exigindo uma contenção mais adequada dos animais. A condição corporal é feita observando-se a garupa da vaca-primeiramente observando-se os ossos do íleo (tuber coxae), do ísquio (tuber ischii) e da inserção da cauda.

Quais os objetivos da avaliação de vacas por escore corporal?

O escore de condição corporal (ECC) é utilizado para determinar a condição nutricional dos animais com base na avaliação visual e tátil. É uma medida subjetiva, que classifica is animais em função da massa de gordura e da cobertura muscular.

Qual o escore corporal ideal para a vaca parir?

Recomenda-se vacas com ECC entre 3,25 e 3,75, para que a probabilidade de se ter sucesso aumente, não só na fertilidade mas também na produção leiteira. Com ECC correto a probabilidade de sucesso na vida reprodutiva do animal é maior, trazendo ótimos resultados para a fazenda de leite em questão de rentabilidade.

LEIA TAMBÉM:   Quais os achados num ferimento de bala a queima-roupa?

Quais características definem uma escala de escore de condição corporal de 1 a 5 de bovinos leiteiros?

Classificações e escala ECC Hoje, a escala do escore da condição corporal dos bovinos de leite mais utilizada varia de 1 a 5 (EDMUNDSON et al., 1989). O primeiro nível serve para indicar que a vaca está extremamente magra, enquanto o quinto nível aponta para gordura excessiva (veja quadro abaixo).