O que é gestão autocrática?
A liderança autocrática é o estilo mais tradicional de gerenciar pessoas, que remete aos antigos chefes e governantes. O líder adepto a esse modelo centraliza todas as decisões e valoriza a obediência de seus subordinados, além de controlar todos os processos com rigidez.
O que significa o termo autocrata?
A palavra autocracia vem do grego, e significa governo por si próprio. Na autocracia, o poder do líder é absoluto e ilimitado, e o governo acaba por ter suas políticas confundidas com as ações pessoais do autocrata, como uma personalizaçao do poder.
O que é liderança autocrática exemplos?
Exemplo de liderança autocrática Um líder autocrático pode, por exemplo, determinar o horário de entrada e saída dos colaboradores. Uma consulta prévia pode até ser feita para saber que horários funcionam melhor; mas a decisão final fica a cargo do líder e os liderados devem apenas obedecer.
Como é o líder autocrático?
Quais são as principais características de um líder autocrático?
- Centralização do poder da decisão.
- Sem participação dos subordinados.
- Menos delegação de tarefas importantes.
- Maior responsabilização do líder.
- Decisões rápidas.
- Raciocínio rápido e processual.
- Alívio em situações de estresse.
- Aumento da qualificação.
O que é autocracia sinônimo?
5 sinônimos de autocracia para 1 sentido da palavra autocracia: 1 absolutismo, despotismo, ditadura, tirania, autonomia.
Qual a diferença entre liderança autocrática democrática e liberal?
Já a liderança liberal é totalmente o oposto da autocrática. Nela, o colaborador tem toda e qualquer liberdade de tomar decisões e o líder, por sua vez, age como um auxiliador. Ele confia no trabalho de cada membro da sua equipe e ajuda quando é solicitado.
Como funciona a liderança democrática?
A liderança democrática é caracterizada pelo modo de liderar, no qual o gestor envolve seus colaboradores em quase todos os planos, discussões e procedimentos da empresa ou setor. Nela, as responsabilidades são distribuídas por todos os membros da equipe, que participam da tomada de decisões junto com o líder.