Qual a importancia da base de Alcantara para o lancamento de satelites?

Qual a importância da base de Alcântara para o lançamento de satélites?

A base fica a apenas 250 km da linha do Equador, o que permite uma economia de combustível de 30\% para lançamentos em órbitas equatoriais. Ao usar menos combustível, satélites podem levar mais peso ou equipamentos. Além disso, Alcântara é privilegiada pelo clima, com muito sol e período de chuvas definido.

Como funciona um satélite geoestacionário?

Um satélite orbita a Terra quando sua velocidade é equilibrada pela força da gravidade da Terra e sem esse equilíbrio o satélite voaria em linha reta para o espaço ou cairia de volta à Terra. Um satélite geoestacionário se move na mesma direção e na mesma velocidade que a Terra está girando.

Qual é o tamanho de um satélite?

Em vez de ter o tamanho de um caminhão de lixo e custar até US$ 400 milhões, os satélites agora geralmente não são maiores do que um micro-ondas ou um pão de forma.

Qual a principal vantagem da base de lançamento de satélites do Brasil em Alcântara RN sobre uma base de lançamento como Cabo Canaveral na Flórida por exemplo?

Poupando mais combustível, satélites podem ter mais peso – ou levar mais equipamentos, por exemplo. Além da proximidade com o Equador, Alcântara é privilegiada também por características únicas do nordeste brasileiro, como regime climático e de chuvas bem definido.

LEIA TAMBÉM:   Quantas horas um neurocirurgiao trabalha por dia?

Qual a importância da base de Alcântara para o Brasil?

Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) é a denominação da segunda base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira. Sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e destina-se, futuramente, a realizar missões de lançamento de satélites.

Como se chama o ônibus espacial da NASA?

Ao todo, a Nasa desenvolveu 6 ônibus espaciais: Enterprise, Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour. O Enterprise foi usado apenas para testes e não chegou à órbita da Terra. Já os demais, concluíram quase 32 mil horas de missões e levaram ao espaço 355 astronautas de 16 países.

Quais as características de um satélite geoestacionário?

Os satélites geoestacionários são aqueles que apresentam tempo de órbita igual a 24 horas. É por essa razão que eles parecem pontos fixos no céu quando observados do solo. Como esse tempo corresponde ao período de rotação da Terra, um possível observador no solo perceberá o satélite como um ponto fixo no céu.

LEIA TAMBÉM:   O que e trombo em sela?

Porque os satélites parecem estar parados?

Um satélite geoestacionário parece estar parado, para um observador na Terra, porque ele gira sobre um ponto do equador com um período igual ao de rotação da Terra. Por exemplo, um satélite colocado em órbita a uma altura de aproximadamente 36000 km sobre o equador.